Foi oficialmente inaugurada neste domingo (06) a escultura monumental do Cristo Protetor, em Encantado, Vale do Taquari a cerca de 140 km de Porto Alegre. Saiba mais em TVT News.
A solenidade começou com uma missa celebrada por dois importantes representantes da Igreja: o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, e o cardeal Silvano Maria Tomasi, delegado especial dos Cavaleiros de Malta — uma ordem católica milenar, reconhecida internacionalmente por sua atuação humanitária e diplomática. Durante a celebração, foi lida uma mensagem enviada pelo Papa Francisco:
“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, disse trecho da mensagem do líder da Igreja Católica.

Com 43,5 metros de altura — superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro — o Cristo Protetor de Encantado se impõe como um novo símbolo de fé, acolhimento e resiliência. A estátua foi concluída em 2022, mas só foi inaugurada agora.
O monumento mede 43,5 metros de altura (incluindo o pedestal) e tem uma envergadura de 39 metros. A estátua foi projetada pelo escultor Markus Moura e construída pela Associação Amigos de Cristo, com recursos da própria comunidade e de doações privadas. A escultura é hoje uma das maiores estátuas de Cristo do mundo. No evento, foi descerrada placa em homenagem ao idealizador do Cristo Protetor de Encantado, Adroaldo Conzatti, ex-prefeito da cidade que faleceu em 2021, aos 81 anos.
Além da imagem monumental, o complexo turístico conta com uma capela ecumênica localizada no interior do pedestal, uma plataforma de observação com vista panorâmica do Vale do Taquari, estacionamento para carros, vans e ônibus, centro de visitantes com banheiros, loja de lembranças e estrutura para lanches, além de trilhas e espaços de contemplação que valorizam a natureza e proporcionam uma experiência completa de espiritualidade e lazer.
Domingo marcado pela celebração da fé e da união do povo gaúcho!
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) April 6, 2025
Aconteceu hoje a inauguração oficial do Cristo Protetor, em Encantado. O monumento foi construído com recursos da própria comunidade e é um marco da resiliência e da reconstrução do Vale do Taquari e do RS. pic.twitter.com/6LREWBaNfZ
A expectativa é que o Cristo Protetor transforme Encantado em um polo do turismo religioso nacional, com impactos positivos diretos nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços.
Um domingo de sol, fé e esperança! 😍🙏
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) April 6, 2025
Hoje é dia da inaugurar oficialmente o Cristo Protetor de Encantado, um marco da fé, da resiliência e da união do povo gaúcho, que não se deixa abater, mesmo na dificuldade. pic.twitter.com/osepho3TWE
Cristo Redentor x Cristo Protetor
Após a divulgação da obra na pequena cidade de Encantado em 2021, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes comentou em seu X (antigo Twitter):
“Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista.”
Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista… 🤪🤪🤪 pic.twitter.com/kwBUoWXwLd
— Eduardo Paes (@eduardopaes) April 11, 2021
Em retorno, o prefeito Jonas Calvi de Encantado, que havia assumido seu cargo apenas dezenove dias antes da divulgação da obra, depois da morte do prefeito Adroaldo Conzatti, que estava com COVID-19, mas em virtude de uma queda no hospital onde bateu com a cabeça e depois, após duas cirurgias veio a falecer por hemorragia cerebral. Jonas Calvi tentou apaziguar a situação com o colega do Rio de Janeiro, comentando o seguinte:
“O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês.”
Posteriormente Eduardo Paes afirmou que era uma brincadeira e que iria caso convidado à cerimonia de inauguração do maior Cristo do Brasil.