Como parte das comemorações pelos 9 anos de atuação do observatório De Olho nos Ruralistas, será realizado no dia 10 de setembro, às 19h, na Casa Sincopada (São Paulo), um evento especial em homenagem aos 90 anos de Geraldo Vandré, artista cuja obra se entrelaça profundamente com os temas centrais do observatório: terra, trabalho, repressão e resistência. A entrada é gratuita.
Muito além de “Pra não dizer que não falei de flores”, Vandré eternizou nas canções brasileiras o drama dos que vivem e lutam no campo. Em músicas como “Disparada” e “Ladainha”, ele cantou o sertanejo, o exilado, o trabalhador rural, evocando não só a repressão da ditadura militar, mas também a injustiça social que atravessa gerações no Brasil rural.
A programação será iniciada com a exibição do vídeo inédito “Desterros”, produzido pelo De Olho nos Ruralistas para o evento. A produção traça conexões entre a vida e a obra de Vandré e os conflitos agrários, os exílios forçados e a resistência no campo, temas ainda urgentes no Brasil contemporâneo. O vídeo convida o público a redescobrir o artista como cronista musical das lutas populares e da violência estrutural que ainda marca o país.
A noite também contará com:
- Debate com o jornalista e biógrafo Vitor Nuzzi e a cineasta Helena Wolfenson, com o tema “Terra, Ditadura e Exílios”;
- Apresentação musical de Evandro Camperom, com releituras e composições que dialogam com o legado de Vandré e as pautas sociais e ambientais do observatório.
Fundado em 2016, o De Olho nos Ruralistas é um observatório de jornalismo investigativo e pesquisa que atua na fiscalização dos grandes grupos do agronegócio, políticos e empresários no campo brasileiro. Em nove anos, o projeto se consolidou como uma referência na defesa dos direitos humanos, da terra e dos povos originários, produzindo reportagens, dossiês, vídeos e livros que desvelam as estruturas de poder no Brasil rural.
Serviço:
9 anos do De Olho nos Ruralistas + Homenagem aos 90 anos de Geraldo Vandré
10 de setembro de 2025 (quarta-feira)
19h
Casa Sincopada – Rua Treze de Maio, 586 – Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada gratuita