A partir do dia 4 de dezembro, entra em operação o Defesa Civil Alerta, sistema de envio de alertas via rede de celular que interrompe o uso da tela dos aparelhos, mesmo no modo silencioso, para emitir avisos sobre situações de grande perigo. Desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), Anatel e operadoras, o sistema será implementado inicialmente nos estados do Sul e Sudeste.
O objetivo do Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade da Defesas Civis de estados e municípios.
Com eventos climáticos cada vez mais intensos, o Defesa Civil Alerta tem como missão contribuir para o salvamento de vidas. Em agosto, 11 cidades já estavam contempladas com a tecnologia. Os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ) foram os primeiros a recebê-la. São áreas que registraram as maiores catástrofes recentes relacionadas a enchentes, enxurradas e desabamentos, com centenas de vítimas fatais.
Teste em BH
Neste domingo (1º), foi realizado o último alerta de demonstração do Defesa Civil Alerta, antes de seu funcionamento oficial, previsto para o dia 4 de dezembro, em todos os estados do Sul e Sudeste. No dia seguinte aos testes bem-sucedidos em 36 municípios gaúchos, Belo Horizonte, capital mineira, foi a última cidade a ser testada.
Diretamente do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, foi realizado o monitoramento dos testes, divididos em três envios, devido à extensão de Belo Horizonte e à população de mais de 2,3 milhões de habitantes. A cidade foi a primeira capital testada pelo Defesa Civil Alerta. A pessoas receberam em seus celulares a seguinte mensagem: “DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de BELO HORIZONTE (MG). Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”
Uma equipe coordenada pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e (Cenad), Armin Braun, e pelo coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, analisou como foi o teste. “A tecnologia funcionou e a interface de divulgação de alertas públicos também. Agora a gente vai fazer a análise de como a população recebeu e os pontos de melhoria eventuais que a gente precisa fazer”, informou o diretor Armin Braun.
Com o fim da fase de demonstração, a partir do dia 4 de dezembro, os estados estarão aptos a usar a ferramenta, caso necessário. “É um momento importante porque agora em dezembro tem um início de período chuvoso no Sudeste. E a gente espera que a tecnologia realmente consiga proteger as pessoas, porque é para isso que ela foi desenvolvida, para salvar vidas”, completou o diretor do Cenad.
O alerta foi disparado pela Defesa Civil Nacional, que faz parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comunicações (MCom) e operadoras de telefonia. A coordenadora do Projeto Cell Brodcast, da Anatel, Patrícia Coutinho, avaliou que serão observadas pequenas melhorias, mas que o resultado foi positivo, especialmente no teste envolvendo uma capital. “O alerta é bastante intrusivo, a gente queria ver como seria a reação de uma população tão grande recebendo em três etapas. A avalição é que deu tudo certo”, comemorou.
Susto e memes
O teste do Defesa Civil Alerta pegou parte dos belorizontinos de surpresa. Pelas redes sociais, os moradores repercutiram o susto que levaram, ao receberem o alerta de demonstração. Como tratava-se apenas de uma simulação, sem risco real iminente, os internautas repercutiram a experiência, com memes e reações bem humoradas.
na minha cabeça Belo Horizonte tava assim com esse alerta da Defesa Civil pic.twitter.com/XKWGmlWl5N
— Matheus (@odontinho) December 1, 2024
Hoje não teve um belo-horizontino que não morreu de susto por conta do teste de alerta da Defesa Civil. Tá todo mundo bem?! 😅 pic.twitter.com/bksX8FowuL
— Douglas Pereira (@uaiteve) December 1, 2024
a defesa civil de bh acabou de matar metade da população da cidade na demonstração do novo sistema de alerta de emergência pic.twitter.com/uouE4zaZaH
— biodesagradavel (@heytherejau) December 1, 2024
Hoje Belo Horizonte decidiu testar o coração dos seus munícipes com a demonstração de alerta da @defesacivilbh .
— Diogo Andrade (@didts) December 2, 2024
Todos os celulares emitem som e vibram, mesmo estando no modo silencioso. pic.twitter.com/ryoTzu4xNm
O que é o Defesa Civil Alerta e como funciona?
O Defesa Civil Alerta usará o sistema de Transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, uma solução que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou, causados pelo homem. A mensagem aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene.
O novo alerta de desastres vai substituir aqueles enviados por outros meios?
Não. O Defesa Civil Alerta vai complementar o envio de alertas que já são enviados por SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts.
O que difere o novo alerta de desastres daquele enviado por SMS?
Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho. Além disso, em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso. Outra grande diferença é que não é necessário o cadastro prévio ou a indicação de um CEP de interesse. Serão enviados os alertas de emergência para todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.
Qual o conteúdo dos alertas e quem os define?
Os alertas avisam sobre a iminência de desastres naturais ou causados pelo homem, conforme estabelecido pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), e fornecem orientações de como agir para se proteger. As definições de conteúdo e do momento de envio dos alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil.
Quais os tipos de Defesa Civil Alerta?
Há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro, é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a popualação adote medidas de proteção imediata. Já o segundo, a urgência não é imediata e a população tem mais tempo para se proteger. Além disso, durante a fase de implantação também serão encaminhados alertas de demonstração, que têm por objetivo dar ciência do novo alerta à população dos municípios que contarão com a tecnologia.
O Defesa Civil Alerta também emitirá som?
Sim. No caso do alerta extremo a mensagem acionará um sinal sonoro no celular, semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. No caso do alerta severo, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso.
Preciso fazer algum cadastro prévio para receber as notificações do Defesa Civil Alerta?
Não há necessidade de cadastro prévio ou quaisquer providências adicionais para recebimento das notificações via Defesa Civil Alerta.
O serviço de Defesa Civil Alerta será cobrado?
Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio. Desta forma, qualquer contato recebido em nome de prestadora ou instituição solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa ou instituição sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.
Quais os celulares compatíveis com o Defesa Civil Alerta?
No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS.
Tenho que fazer alguma configuração no meu celular para poder receber as mensagens enviadas pelo Defesa Civil Alerta?
Não, o Defesa Civil Alerta, por padrão, já vem habilitado em todos os celulares (smartphones) compatíveis. Porém, esse tipo de alerta está configurado nos celulares com os seguintes nomes:
- Alerta de Emergência sem Fio, Android; e
- Alerta de Governo, iOS.
Quem vai receber mensagens do Defesa Civil Alerta?
Todas as pessoas localizadas na área de risco, definida pela Defesa Civil, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem.
Recebo o alerta se meu celular estiver no modo silencioso?
Sim. De qualquer maneira as mensagens aparecerão na tela do celular e, no caso do alerta extremo, será acionado um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo no modo silencioso.
Como o alerta funciona para pessoas com dificuldades visuais?
Além do alerta sonoro, existe uma funcionalidade no celular que permite a leitura do alerta.
Quem decide quando os alertas devem ser enviados?
As Defesas Civis competentes nos municípios e nos estados enviam os alertas em tempo real.
Qual canal procuro para tirar dúvidas sobre os sistemas de alerta de desastres?
Em caso de dúvidas sobre os sistemas de alerta de desastres entre em contato com a Anatel por meio dos canais de atendimento disponíveis (telefone 1331 ou pelo Anatel Consumidor – Portal da Agência) ou com os órgãos competentes de Defesa Civil do Distrito Federal, estado ou município.
Onde consulto mais informações sobre o assunto?
Mais informações sobre o “Defesa Civil Alerta” estão disponíveis na Alertas de Desastres no Portal da Anatel. Também estão publicadas informações sobre o assunto na página do MIDR.
Com informações do MIDR