O Itaú Cultural começa dezembro de 2025 com uma programação extensa que combina memória, inovação e inclusão. Entre novas mostras, atividades de mediação, eventos ao ar livre e lançamentos na Itaú Cultural Play, a instituição ocupa o fim de ano com uma agenda diversificada. Toda programação é gratuita. Saiba os detalhes na TVT News.
Ocupação Grande Othelo e games
Desde 6 de dezembro, o público pode conferir a Ocupação Grande Othelo, que homenageia os 110 anos de nascimento do artista cuja trajetória marcou o cinema, o teatro e a música brasileira. Instalado no Piso 1, o acervo reúne mais de 160 itens, entre partituras originais dos anos 1940, poemas, fotografias, figurinos, documentos raros e troféus, oferecendo um panorama abrangente da vida e da obra do ator. A exposição segue até 8 de março de 2026.
Na semana seguinte, dia 13, estreia Game+ – arte, cultura e comunidade, que ocupa três pisos (Térreo, -1 e -2) para explorar o universo dos videogames como um campo cultural estruturante. Dividida em eixos que abordam sociedade, educação, economia criativa e inovação artística, a mostra destaca o impacto dos games no comportamento e na indústria criativa.
Mediação cultural e atividades ao ar livre
Como parte da Virada Inclusiva, o IC promove no dia 7, às 11h, o Slam das Manas em Libras, um sarau poético com apresentações de artistas surdas no Bulevar do Rádio. A atividade traz o compromisso com a acessibilidade e apoio de intérprete de Libras.
No dia 13, às 19h, a tradicional Expedição Brasiliana ganha uma edição temática intitulada A exposição assombra, convidando o público a percorrer a coleção de numismática do 6º andar em uma noite de histórias de terror criadas coletivamente.
Já no dia 14, às 11h, o térreo recebe a oficina Dobras e Descobertas, voltada a famílias e dedicada à experimentação com papéis, formas e texturas.
Itaú Cultural Play lança homenagens, série infantil e conteúdo educativo
A versão digital da programação também ganha reforço em dezembro. A partir do dia 5, entra no ar uma mostra especial com sete filmes clássicos de Grande Othelo, incluindo Rio, Zona Norte (1957), Matar ou correr (1954) e Macunaíma (1969).
No dia 12 estreia a 9ª temporada de IC para Crianças, com episódios que ensinam a construir instrumentos musicais a partir de materiais alternativos, conduzidos pela professora de música Livia Golden.
A partir de 15 de dezembro, o projeto CineAula IC Play apresenta o documentário Língua e território (2017), de Claudiney Ferreira, que discute a preservação da cultura Maxakali por meio da língua como expressão de resistência e espiritualidade.
Acervo permanente segue em destaque
Além das exposições temporárias, o público pode visitar três grandes espaços de longa duração. O novo Espaço Milú Villela, no 7º andar, abriga a mostra inaugural Brasil das Múltiplas Faces, com 185 obras que vão de Tarsila do Amaral a artistas indígenas contemporâneos.
No 6º andar, o Espaço Herculano Pires exibe a coleção de numismática do Itaú, com mais de 2,9 mil peças, entre moedas, selos e medalhas. Um dos destaques é a valiosa Peça da Coroação de Dom Pedro I.
Já o Espaço Olavo Setubal, nos 4º e 5º andares, apresenta um percurso de cinco séculos da história brasileira por meio da Coleção Brasiliana Itaú.
Serviço
Itaú Cultural
Onde: Avenida Paulista, 149 – São Paulo (SP)
Horários: terça a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita
Mais informações no site
