Nesta quinta-feira (28), comemora-se o Dia do Bancário, uma homenagem a homens e mulheres que, diariamente, ajudam a escrever histórias de vida dos brasileiros. Relembre a história de luta da categoria com a TVT News.
“Ser bancário é ser também um indutor de sonhos. É estar na linha de frente para que uma família conquiste a casa própria, para que um jovem compre seu primeiro carro, para que um pequeno negócio saia do papel e vire fonte de renda. É ajudar a planejar o futuro, a realizar projetos e a transformar desejos em conquistas concretas”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.
E para comemorar a data, o Sindicato vai fazer uma grande festa, a Festa do Chope, nesta sexta-feira (29), das 19h à 0h, no Clube Homs (Avenida Paulista, 735). Venha comemorar seu dia!
Trajetória marcada pela luta e pela história
A data de 28 de agosto remonta à histórica greve dos bancários de 1951, em São Paulo, um marco de resistência que consolidou a força e a união da categoria. Desde então, bancários e bancárias nunca se ausentaram dos grandes momentos da vida nacional.
Protestaram contra a ditadura militar e, já no período da redemocratização, estiveram nas ruas e praças defendendo as Diretas Já. Mobilizaram-se pelo impeachment de Fernando Collor e contra o golpe de 2016, que derrubou uma presidenta legitimamente eleita. Ou seja, participaram ativa e incansavelmente de importantes lutas sociais e políticas, sempre no sentido de transformar o Brasil num país melhor para a enorme maioria da população: os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
Greve de 1985
Grande greve de 1985 durou 2 dias, mas conseguiu travar o sistema financeiro nacional (foto: Raul Junior)
Outra greve, em 1985, marcou a história de mobilização e luta da categoria. A paralisação, que completa 40 anos em 11 de setembro, ocorreu em um contexto de forte pressão inflacionária, abrangeu mais de 500 mil bancários e travou o sistema financeiro nacional.
Categoria forte, unida e organizada
Seja nas agências, nos escritórios digitais, no atendimento remoto ou nos bastidores da operação bancária, cada bancário e cada bancária têm em comum a dedicação e o compromisso com a sociedade. Mais do que trabalhadores, são agentes de transformação, capazes de impactar positivamente milhões de vidas.
A presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, resume a força da categoria: “O bancário é mais do que um trabalhador do sistema financeiro. Ele é parceiro dos sonhos das pessoas, é parte fundamental da engrenagem que move a economia do país. Nossa categoria tem uma história de luta, coragem e conquistas, e é isso que celebramos neste 28 de agosto: o orgulho de ser bancário e de continuar construindo o Brasil todos os dias.”
Neste Dia do Bancário, reforça Neiva, celebra-se não apenas uma profissão, mas um legado. “Uma categoria que sempre esteve ao lado do povo brasileiro, que ajudou a escrever capítulos fundamentais da democracia e que continua, todos os dias, transformando números em histórias de vida”.
Parabéns, bancárias e bancários do Brasil!
Nesta semana, os bancários realizaram um ato na Av. Paulista em defesa Banco do Brasil e dos trabalhadores contra a campanha de desinformação promovida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que estimula a retirada de dinheiro e fechamento de contas na instituição.