A Fundação Perseu Abramo, por meio de seu Centro de Documentação e Memória Política Sérgio Buarque de Holanda, tem a satisfação de trazer ao público o Repertório Virtual “Ecologia sem luta de classes é jardinagem”: o Partido dos Trabalhadores na luta socioambiental”. Veja mais na TVT News.
Este projeto integra o sexto Repertório produzido pelo CSBH com objetivo de divulgar a memória dos Setoriais e Secretarias Nacionais do Partido dos Trabalhadores (PT). Por meio deste projeto, pretendemos pesquisar, organizar, informatizar, digitalizar e divulgar os acervos sob a custódia do Centro de Memória.
Os repertórios virtuais, nesse processo, constituem-se num importante instrumento de pesquisa destinado ao público que deseja conhecer mais sobre a atuação do PT e suas ações sobre cada temática em que luta pelo povo brasileiro. Em especial, com este conjunto, queremos disponibilizar os debates que permearam o partido desde sua fundação sobre a pauta ambiental, ecologia e desenvolvimento. Destinamos o conteúdo a todos aqueles que desejam conhecer a memória e história do Partido dos Trabalhadores, por meio de sua organização e luta, que culminaram na criação da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, cujo acervo está sob a guarda do CSBH.
A pauta ambiental esteve presente no PT desde sua organização. Pela documentação vemos que já na década de 1980 os petistas se organizavam para discutir e apresentar propostas de luta para a questão ecológica no Brasil. Nos inspiramos desde Chico Mendes, militante e fundador do PT, que deixou seu legado para todos nós, pautando a necessidade de se discutir Ecologia dentro da luta de classes.
Ecologia e documentação
Por meio dos documentos também é possível acompanhar o início da trajetória ambiental no PT. Em 26 de março de 1988 houve a primeira Reunião da Comissão de Ecologistas do PT que pretendia organizar o I Encontro Nacional de Ecologistas do PT. Em seguida, em 1988, organizava-se no interior do partido o “Seminário Nacional de Ecologistas do PT”, realizado no Instituto Cajamar nos dias 07, 08 e 09 de julho. Neste mesmo ano, em texto assinado por Olívio Dutra, então presidente nacional do PT, o partido se pronunciava em favor da Amazônia brasileira, pedindo um basta à destruição deste patrimônio ecológico e cultural de nosso país.
No ano seguinte, quando o PT concorreu à primeira eleição presidencial, o Grupo de Trabalho Questão Ambiental Para o PAG se reuniu com com objetivo de elencar diretrizes para o Plano de Governo do PT nas eleições, pautando diretrizes políticas para nosso programa. Entre as questões nacionais estavam o debate sobre Amazônia, Cerrado, Litoral, Zona Costeira e Mata Atlântica, com propostas ecossocialistas para cada região.
Dessa trajetória, surge o I Encontro dos Ecologistas do PT em 1991, que visava elaborar questões relativas à pauta ambiental para serem levadas ao I Congresso, também previsto para acontecer naquele ano: “Como os petistas vão discutir o socialismo que queremos é hora de colocarmos nossa visão para que o conjunto do partido dela se aproprie, critique e se posicione a favor de um socialismo que, por ser um projeto coletivo de uma outra cultura, crie novas bases teóricas e filosóficas para se relacionar com a natureza.”
Em 1993, por decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, levando em conta as deliberações do I Encontro Nacional dos Ecologistas do PT, criou-se a “Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente do PT”. A partir daquele momento deixava de ser uma subsecretaria da Secretaria Nacional de Movimentos Populares para ganhar estrutura política de Secretaria Nacional.
Veremos por meio deste Repertório, a partir da documentação e pesquisa realizada pela equipe do CSBH, a longa e consolidada trajetória da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, desde sua criação, com raízes na fundação do partido. Abaixo trazemos de forma mais detalhada todo processo de recolhimento, organização e digitalização de seu acervo para remontarmos essa trajetória, contada por meio desta pequena parcela da documentação.
Estruturamos o Repertório para mostrar em primeiro lugar parcela da documentação diversa sobre o PT e a ecologia, nascimento da SMAD e sua estruturação. Trazemos documentos sobre os primeiros petistas que se articularam, reuniões e também Encontros Nacionais da Secretaria. Em seguida mostramos as pesquisas externas sobre marcos, efemérides e políticas públicas, em constante construção. A Fundação Perseu Abramo também ganha espaço no Repertório, pesquisamos nossas produções e disponibilizamos ao público conteúdos voltados para a questão ambiental.
Não poderia faltar uma homenagem ao companheiro Chico Mendes! Fizemos uma singela homenagem por meio da iconografia presente no acervo CSBH. Estamos seguros que sua trajetória é maior e mais rica. Nossa pretensão era apenas mostrar uma pequena parte do que temos no acervo sobre sua luta e legado.
Confira o especial da Perseu Abramo com todo trabalho de acervo no site oficial da Fundação.
