Edson Fachin toma posse como presidente do STF

Alexandre de Moraes também toma posse como vice-presidente do STF
edson-fachin-toma-posse-como-presidente-do-stf-edson-fachin-toma-posse-como-presidente-do-stf-para-os-proximos-dois-anos-imagem-tv-justica-tvt-news
Edson Fachin toma posse como presidente do STF para os próximos dois anos. Foto: Foto: Gustavo Moreno / STF

Confira como foi a posse do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF) com a TVT News.

Com imagens da TV Justiça

Confira os principais trechos do discurso de Edson Fachin como presidente do STF

edson-fachin-toma-posse-como-presidente-do-stf-edson-fachin-e-alexandre-de-moraes-se-abracam-sob-aplaudos-de-davi-alcolumbre-na-cerimonia-de-posse-da-presidencia-do-stf-foto-gustavo-moreno-tvt-news
Edson Fachin e Alexandre de Moraes se abraçam sob aplaudos de Davi Alcolumbre na cerimônia de posse da presidência do STF. Foto: Gustavo Moreno

“Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao Direito, o que é do Direito. À Política, o que é da Política. A espacialidade da Política é delimitada pela Constituição. A separação dos poderes não autoriza nenhum deles a atuar segundo objetivos que se distanciem do bem comum. O genuíno Estado de Direito conduz à democracia. O governo de leis e não o governo da violência: eis o imperativo democrático capaz de zurzir o autoritarismo.”

Edson Fachin, presidente do STF

“Vivemos tempos de novos desafios para institucionalidade. Manipulação da informação e desinformação testam nossas instituições. A revolução digital não é um fim em si mesmo; ela deve estar a serviço da cidadania.”

Edson Fachin, presidente do STF

Na posse de Fachin, Cármen Lúcia diz que STF manterá defesa da democracia

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (29) que a Corte manterá a defesa dos valores democráticos durante a presidência do ministro Edson Fachin.

Durante a cerimônia de posse de Fachin, a ministra proferiu discurso em nome da Corte e afirmou que o Supremo se manterá íntegro na defesa da democracia brasileira.

“Atentar contra a democracia é violentar a Constituição, desrespeitar a cidadania, enfraquecer o Estado de Direito, martirizando outra vez o passado e os que lutaram pelos direitos que hoje podemos usufruir, frustrando ainda um futuro mais humanitário e pacífico”, afirmou.

A ministra também citou o contexto histórico da mudança de comando na Corte, em meio ao julgamento da trama golpista pela qual foi condenado o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados e às sanções dos Estados Unidos contra os ministros do STF. 

“Essa poderia ser mais uma posse, mas, neste caso, a posse de novos dirigentes do STF tem o tom mais forte da gravidade especial do momento experimentado no mundo e, especialmente, em nosso país”, comentou. 

Cármen Lúcia também exaltou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, empossado como vice-presidente, na relatoria dos processos sobre a trama golpista e principal alvo das sanções dos EUA.

Assuntos Relacionados