A entidade sem fins lucrativos Ensino Social Profissionalizante (Espro) vai oferecer 22.500 novas vagas de emprego em 2025 em todo o Brasil. Serão 20.000 vagas no Programa de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz), realizado em parceria com mais de 1.500 empresas, e 2.500 no Programa de Estágio, por meio de convênios com as principais instituições de ensino no território nacional.
As oportunidades são voltadas a jovens de 14 a 24 anos de idade e já estão abertas. Os interessados podem se candidatar e obter mais informações no site da entidade.
- Leia mais: MEIs: contratar serviços ficou mais fácil
Cursos gratuitos e atendimentos sociais
O Espro também prevê para 2025, por meio do financiamento com recursos próprios, a capacitação de 5 mil jovens por meio do projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), que oferece cursos gratuitos de capacitação para jovens de 14 a 22 anos de idade que buscam o primeiro emprego, mas ainda não se sentem suficientemente preparados para esse momento. Os cursos do FMT, com carga a partir de 100 horas, podem ser realizados presencialmente ou em modalidades de ensino a distância.
A expectativa é de que o número de participantes nos cursos possa até dobrar mediante turmas patrocinadas, alcançando 10.000 jovens atendidos. Empresas de todos os setores podem financiar turmas de capacitação, com a possibilidade de personalização de públicos-alvo e conteúdos para atender aos objetivos das suas agendas de diversidade/inclusão ou ESG.

O Espro
A entidade atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade colabora com cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 45 anos de existência, a entidade encaminhou 650 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou quase 1,5 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 8 filiais e 55 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).