O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou nesta sexta-feira (9/5), as datas para as inscrições e a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 , principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no país. Saiba mais detalhes em TVT News.
Os candidatos terão de 26 de maio a 6 de junho para realizarem as inscrições. Já as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Outros detalhes, como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, deverão ser publicados em breve no edital que regulamentará a seleção. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado no último dia 2 de maio.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Usar o Enem no Sisu, ProUni e Fies
Como usar o Enem no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal processo seletivo para se usar a nota do Enem. Ele reúne e organiza as vagas da maioria das faculdades públicas, sendo elas federais ou estaduais. Para pesquisar as vagas ofertadas e se inscrever, o estudante deve acessar o Sisu quando um novo processo seletivo for aberto.
Para participar do Sisu, o estudante não pode ter obtido nota zero na prova de redação nem ter feito o Enem como “treineiro” (quem realiza o exame antes de concluir o 3º ano do ensino médio), pois, para ingressar no ensino superior, é preciso comprovar ter concluído o ensino médio.
Como usar o Enem no ProUni
O ProUni oferece bolsas parciais ou integrais para o estudante poder acessar faculdades privadas em todo o país. Ou seja, o aluno terá isenção de valor abatido no boleto. Para participar desse processo seletivo há alguns pré-requisitos além da nota de corte, são eles:
- Ser professor definitivo da educação infantil de uma instituição pública.
- Ter concluído o ensino médio na rede pública sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
- Ter concluído o ensino médio na rede pública com necessidades especiais sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
- Ter concluído o ensino médio na rede privada com bolsa integral, sem formação superior anterior e com renda de até 3 salários mínimos mensais per capita.
Como usar o Enem no Fies
É uma política educacional que concede financiamentos a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Atualmente o modelo de financiamento estudantil conta com duas modalidades: o Fies e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil).
Requisitos para o estudante obter financiamento do curso superior:
- ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero);
- ter sido selecionado no processo seletivo do Fies conduzido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
Com Agência Gov