Química Lula e Trump. Lula confirmou o encontro com Trump. “Eu fui surpreendido. Eu estava lá e o presidente Trump chegou todo sorridente. Acho que pintou uma química mesmo”, afirmou Lula. Leia os principais pontos da entrevista coletiva de Lula na ONU com a TVT News.
Reveja a entrevista completa
Como foi o encontro com Trump
Lula disse que encontrou o presidente Trump na sala da ONU e confirmou que estendeu a mão para ele. “Eu fui surpreendido. Eu estava lá e o presidente Trump chegou todo sorridente. Acho que pintou uma química mesmo”, confirmou Lula.
Sobre a negociação, Lula espere que Trump compreenda o que acontece no Brasil. “O presidente Trump está mal informado sobre o que acontece com o Brasil. Quando a gente conversar tenho certeza que voltaremos a ter uma relação quimicamente estável”, afirmou Lula.
“O que é inegociável são a nossa democracia e a nossa soberania. Quando há eleições no Brasil ele não se mete e quando há eleições nos EUA eu não me meto”, disse Lula.
Ao responder uma pergunta da repórter da Bloomberg, Lula disse que a reunião com Trump pode ser presencial. “Como não vamos discutir nenhum segredo de Estado, por mim, a reunião pode ser pública”, contou o presidente.
Na resposta ao jornalista brasileiro, Lula não quis confirmar quando e como será a reunião. “Vamos colocar nosso pessoal para conversar com o Trump e vamos ver quando será possível”, contou Lula.
Constrangimentos numa reunião presencial com Trump?
Para Lula, não há espaço para brincadeiras numa reunião entre dois chefes de Estado com quase 80 anos.
Sobre a solução dos dois Estados, Israel e Palestina
Lula comemorou a reunião em que mais de 150 estados reconheceram a necessidade da criação do Estado da Palestina. “O Brasil vai cobrar a ONU que o que foi decidido seja cumprido”, apontou Lula.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula concede entrevista coletiva à imprensa na sede da ONU
Presidente Lula concede entrevista coletiva à imprensa na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA). Confira os principais pontos da entrevista de Lula.
- Ministra Marina Silva apresentou balanço das reuniões e debates sobre mudanças climáticas
- Lula confirma o encontro com Trump e ficou feliz com a “química” entre eles.
- “É preciso que a gente reformule a ONU para que ela tenha força”, afirma Lula.
Confira os melhores momentos da entrevista de Lula
Entrevista sem vetos
Fake news confundiram Trump



Leia também sobre o que aconteceu na Assembleia da ONU
- Lula e Trump na ONU: as diferenças nos discursos
- Brasil apresenta soluções de financiamento climático na ONU
- Repercussões de Lula na ONU: “discurso histórico reafirma soberania”
- Lula na ONU: em discurso, presidente reforça democracia e a defesa da paz
- Lula na ONU: “Nada justifica o genocídio em Gaza”