Escola do Trabalhador 4.0 oferece mais de 5 milhões de vagas online

escola-do-trabalhador-4-0-oferece-mais-5-milhoes-de-vagas-online-foto-escola-do-trabalhador-4-0-oferece-desde-cursos-de-produtividade-pessoal-com-ia-ate-como-conseguir-um-emprego-reproducao-escola-do-trabalhador-tvt-news
Foto: Escola do Trabalhador 4.0 oferece desde cursos de Produtividade Pessoal com IA até como conseguir um emprego. Reprodução: Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador 4.0 oferece 5,5 milhões de vagas de qualificação digital, de forma online e gratuita. Com cursos que abrangem desde o letramento digital até níveis avançados de informática. A iniciativa é uma parceria do MTE com a Microsoft e foi anunciada no dia 26 de março pelo secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne. Veja mais sobre qualificação para trabalhadores em TVT News.

Escola do Trabalhador 4.0 nos municípios

escola-do-trabalhador-4-0-oferece-mais-5-milhoes-de-vagas-online-em-encontro-com-13-vice-prefeitos-da-bahia-secretario-de-qualificacao-do-ministerio-do-trabalho-e-emprego-apresenta-programas-de-capacitacao-intermediacao-de-mao-de-obra-e-inclusao-de-jovens-no-mercado-de-trabalho-foto-agencia-gov-tvt-news
Em encontro com 13 vice-prefeitos da Bahia, secretário de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego apresenta programas de capacitação, intermediação de mão de obra e inclusão de jovens no mercado de trabalho. /Foto: Agência Gov.

O evento, que aconteceu em Brasília reuniu um grupo de 13 vice-prefeitos da Bahia. O objetivo do encontro foi apresentar programas e ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como a Escola do Trabalhador 4.0, que podem ser implementadas nos municípios.

Para que as prefeituras possam aderir ao programa, é necessário firmar um Termo de Adesão com o Ministério e disponibilizar um espaço equipado com computadores e monitores para acompanhamento dos alunos. Em contrapartida, o monitor será treinado gratuitamente pela Microsoft, e a logomarca da prefeitura será incluída no certificado de conclusão dos cursos. 

“Geralmente, em municípios pequenos, o jovem se forma e vai embora. Mas na área de informática existe a possibilidade de permanecer em seu município, prestando serviço para grandes empresas de forma remota”, destacou o secretário. 

Durante a apresentação, Lavigne destacou os avanços significativos na inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio da Lei do Jovem Aprendiz (Lei 10.097/00). “No ano passado, 647 mil jovens entre 14 e 24 anos entraram no mercado de trabalho por meio da Lei do Jovem Aprendiz. Esse foi o maior número de contratos da história”, afirmou.

O secretário também apresentou as políticas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e forneceu orientações sobre os procedimentos que os municípios devem seguir para estabelecer postos avançados do Sine, com o objetivo de potencializar a intermediação de mão de obra nas localidades.

As aulas disponíveis no site da Escola do Trabalhador 4.0, apresentam conteúdos de inteligência artificial, inteligência artificial generativa, evolução das buscas online, uso do Bing chat, Fundamentos de IA no Azure,  Letramento Digital com IA entre muitos outros.

São 33 módulos na Escola do Trabalhador 4.0 com divisões como engenheiro de dados, cientista de dados, habilidades digitais sustentáveis, educação financeira usando o Excel e Dynamics 365: configure e trabalhe com Gerenciamento de Depósito e Estoque. De acordo com previsões feitas pelo Google for Startups, o déficit de profissionais de TI deve chegar a quase 800 mil, em 2025, apenas no Brasil.

Abono salarial

Outra demanda importante foi a orientação sobre como as prefeituras em atraso no fornecimento das informações do Pasep ao MTE devem proceder para garantir que os trabalhadores recebam o Abono Salarial deste ano. O ministério recentemente prorrogou o prazo para 20 de junho deste ano, permitindo que os entes públicos transmitam as informações dos seus servidores via eSocial, referentes ao pagamento do Abono Salarial ano-base 2023.

O prazo anterior era 19 de agosto de 2024, mas muitos empregadores não cumpriram a exigência. O pagamento do benefício teve início em 15 de fevereiro de 2025 e se estenderá até dezembro de 2025. “Os municípios que fornecerem as informações dentro do novo prazo, os trabalhadores receberão o abono a partir de 15 de outubro”, explicou Márcio Borges, coordenador-geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional, do MTE.

A audiência contou com a presença de representantes dos municípios de Conde, Itapé, Quinjingue, Pé de Serra, Sapeaçu, Caldeirão Grande, Buerarema, Palmas de Monte Alto, Barra da Estiva, Saubara, Ipecaetá, Angical e Euclides da Cunha.

Com informações de Agência Gov.

Assuntos Relacionados