Brasil concede asilo à esposa de ex-presidente do Peru

Nadine Heredia desembarcou em Brasília com o filho mais novo, que também recebeu asilo
esposa-ex-presidente-peru-pede-asilo-ao-brasil-nadine-heredia-foi-condenada-a-15-anos-de-prisao-por-lavagem-de-dinheiro-foto-presidencia-peru-flickr
Nadine Heredia foi condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Foto: Presidéncia Peru/Flickr

Na noite desta terça-feira (15), o Brasil concedeu asilo diplomático à Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala. A ex-primeira-dama havia se refugiado na embaixada brasileira em Lima após ser condenada por corrupção. Entenda em TVT News.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou Nadine à Brasília, onde desembarcou às 11h40, segundo a CNN. Samin Malko Ollanta Humala Heredia, filho do casal, também recebeu asilo e chegou ao Brasil junto com a mãe.

Justiça do Peru condena Nadine Heredia e Ollanta Humala

Nadine foi condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro junto com Humala, que presidiu o país entre 2011 e 2016 e decidiu cumprir a pena no país. O casal foi acusado de receber fundos da construtora brasileira Odebrecht, atual Novonor, durante a campanha eleitoral de 2011.

Segundo o Ministério Público, o casal é acusado de ocultar o recebimento de US$ 3 milhões da Odebrecht, além de também ter recebido dinheiro de forma ilícita do governo venezuelano, então presidido por Hugo Chavéz. A decisão pelo encarceramento por 15 anos não é definitiva e cabe recurso. O casal nega envolvimento.

Em nota, a chancelaria afirmou que a presidente do Peru, Dina Boluarte, concedeu salvo-conduto para que Nadine seja asilada no Brasil.

Assuntos Relacionados