Militares americanos participam de treinamento de manobra de sobrevivência em Colón, Panamá, em 22 de outubro de 2025. (Foto de WALTER HURTADO / AFP)
Donald Trump disse nesta segunda-feira (29) que os Estados Unidos atacaram e destruíram uma zona de atraque de embarcações na Venezuela supostamente usada pelo narcotráfico, o que seria o primeiro ataque em terra desde o lançamento da campanha militar contra o narcotráfico na América Latina.
“Houve uma grande explosão na área de um cais onde carregam as embarcações com drogas”, disse o presidente americano aos jornalistas. “Atacamos todas as embarcações e agora atacamos a zona [de atraque]… e já não existe”, acrescentou.
“Estava na costa”, disse, sem detalhar se era uma operação militar ou da agência de inteligência CIA, nem onde aconteceu o ataque.
Caças F-35A da Força Aérea dos EUA estacionados na pista do Aeroporto José Aponte de la Torre, antiga Base Naval de Roosevelt Roads, em 26 de dezembro de 2025, em Ceiba, Porto Rico. Os Estados Unidos mobilizaram uma grande força militar no Caribe e interceptaram recentemente petroleiros como parte de um bloqueio naval contra embarcações venezuelanas consideradas sob sanções. Desde setembro, as forças americanas lançaram dezenas de ataques aéreos contra barcos que Washington alega, sem apresentar provas, transportarem drogas. Mais de 100 pessoas morreram. (Foto de Miguel J. Rodriguez Carrillo / AFP)Um motociclista com uma placa presa à sua moto com os dizeres “Atenção, todos os povos: Trump é uma ameaça para toda a região” participa de uma carreata em protesto contra os EUA em Caracas, em 22 de dezembro de 2025. Vestidos de piratas, dezenas de motociclistas percorreram Caracas em 22 de dezembro para protestar contra a apreensão de navios que transportavam petróleo venezuelano pelos Estados Unidos, como parte do bloqueio imposto a petroleiros sancionados. (Foto de Pedro Mattey / AFP)
Palm Beach, Estados Unidos, com informações da AFP
EUA apreendem petroleiros da Venezuela
Esta captura de tela, retirada de um vídeo publicado na conta do LinkedIn da Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, mostra uma aeronave da Guarda Costeira dos EUA sobrevoando um petroleiro, atracado pela última vez na Venezuela, antes de apreendê-lo em 20 de dezembro de 2025. Os Estados Unidos “apreenderam” um petroleiro na costa da Venezuela em 20 de dezembro, o mais recente episódio de uma campanha de pressão contra Caracas, disse o governo dos EUA. Foi a segunda vez em duas semanas que as forças americanas interceptaram um petroleiro na região, e ocorre dias depois de o presidente Donald Trump anunciar um bloqueio a “navios petrolíferos sancionados” que se dirigem à Venezuela e dela saem. (Foto: Divulgação / Conta do LinkedIn da Secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem / AFP)