Exposição gratuita apresenta história da cultura, arte e ciência do Irã

Mostra reúne cartazes que destacam o legado milenar da civilização persa
exposicao-gratuita-apresenta-historia-da-cultura-arte-e-ciencia-do-ira-oportunidade-unica-para-o-publico-brasileiro-ir-alem-dos-estereotipos-e-se-encantar-com-a-essencia-do-ira-foto-amir-hussain-zolfaghary-licenca-by-sa-3-0-tvt-news
"Oportunidade única para o público brasileiro ir além dos estereótipos e se encantar com a essência do Irã". Foto: Amir Hussain Zolfaghary/Licença BY-SA 3.0

O Instituto de Amizade Brasil-Irã e o deputado estadual Maurici (PT-SP) promovem entre os dias 30 de setembro a 09 de outubro a exposição “Arte, Cultura e História do Irã”. A mostra, com entrada gratuita, ocorre no Espaço IV Centenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e convida o público a embarcar em uma jornada visual por um dos berços da civilização. Leia em TVT News.

A exposição tem como objetivo principal fortalecer os laços culturais entre Brasil e Irã, apresentando ao público paulista a riqueza e a diversidade do patrimônio cultural persa. Por meio de uma série de cartazes informativos, os visitantes poderão conhecer a histórica e as conquistas de uma das culturas mais influentes da humanidade.

Os painéis destacam contribuições científicas fundamentais de pensadores persas, como Avicena (Ibn Sina), cujo “Cânone da Medicina” foi um dos textos médicos mais importantes do mundo por séculos, e Al-Khwarizmi, matemático que deu origem à palavra “algoritmo” e fundamentou a álgebra. Na área das artes, a exposição celebra a poesia eterna de Hafez, a arquitetura impressionante das mesquitas de Isfahan, com suas cúpulas e mosaicos icônicos, e a delicadeza das miniaturas e da caligrafia persa.

Irã
Al-Khwarizmi, matemático que deu origem à palavra “algoritmo” e fundamentou a álgebra. Foto: Wikimedia Commons

Além de personalidades históricas e monumentos, a mostra também apresenta aspectos da cultura contemporânea do Irã, traçando um paralelo entre seu passado glorioso e seu dinamismo atual.

“É uma oportunidade única para o público brasileiro ir além dos estereótipos e se encantar com a essência do Irã, uma nação com uma história milenar que muito tem a contribuir com o diálogo global em áreas como ciência, filosofia, literatura e artes”, afirma o secretário Instituto de Amizade Brasil-Irã, Haj Nasser Al-Khazraji.

O deputado Maurici, co-realizador do evento, ressalta a importância da diplomacia cultural. “A Alesp, como casa do povo paulista, é o local ideal para celebrar a diversidade que o Estado agregou ao longo dos anos. Trazer a cultura iraniana para cá é um passo importante para o enriquecimento cultural e para o fortalecimento de pontes de entendimento entre nossas nações”, declarou.

A exposição compõe uma série de atividades em comemoração aos 120 anos de relações diplomáticas e amizade entre o Brasil e a República Islâmica do Irã, uma das mais antigas da diplomacia brasileira. Desde então, as relações bilaterais entre o Brasil e o Irã têm sido marcadas por uma forte cooperação em áreas como comércio, cultura, educação e ciência.

A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira no horário comercial, no Espaço IV Centenário, Av. Pedro Alvares Cabral, 201 – Paraíso.

Instituto de Amizade Brasil-Irã

O Instituto de Amizade Brasil-Irã foi fundado em 11 de fevereiro de 2023, marcando as comemorações dos 120 anos de relações diplomáticas, comerciais, culturais e humanitárias entre os dois países. A entidade tem como objetivo contribuir para estreitar as relações bilaterais entre o Brasil e a República Islâmica do Irã em matérias políticas, econômicas, comerciais, científicas, educacionais, esportivas, culturais, religiosas, ambientais, humanitárias e de solidariedade internacional.

Serviço

Exposição: Arte, Cultura e História do Irã
Data: 30 de setembro a 09 de outubro de 2025
Horário: das 9h às 18h
Local: Espaço IV Centenário da Alesp
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, 201 – Paraíso – São Paulo – SP
Entrada: Gratuita

Assuntos Relacionados