Uma falha elétrica na Linha 11-Coral da CPTM começou por volta das 10h da manhã de terça-feira (25) e até o momento desta publicação a situação não se normalizou por completo. Devido o caos, um homem morreu de mal súbito nas escadas rolantes da estação Ferraz de Vasconcelos. Entenda a situação na TVT News.
Oficialmente, a CPTM afirma que os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo nos trechos entre Palmeiras Barra Funda e Tatuapé, e Estudantes e Corinthians-Itaquera. Segundo a instituição estadual, o primeiro trecho está operando com intervalo de 8 minutos, já a segunda rota está com diferença de 16 minutos entre um trem e outro.
A empresa alega que a falha aconteceu devido um problema na rede de alimentação elétrica dos trens localizada na região dea estação Corinthians-Itaquera, na Zona Leste do município de São Paulo.
Devido o mal funcionamento, o sistema de ônibus Paese foi acionado com 28 veículos para transportar os passageiros nos trechos afetados.
No entanto, usuários alegam que não está sendo possível se locomover entre os trechos e que a lentidão está causando em superlotação das plataformas. Os passageiros também dizem que o tempo de intervalo é maior do que o informado pela CPTM.
Uma trabalhadora ouvida pela equipe da TVT News compartilhou que normalmente chega na estação Ferraz de Vasconcelos por volta das 19h45, porém ontem ela só desembarcou do trem às 21h.
Ao longo da terça-feira (25), para trens até Guaianases o intervalo médio foi de até 17 minutos, enquanto o restante da linha até Estudantes chegou a intervalos de 34 minutos.
Diante desse caos, um homem morreu após sofrer um mal súbito na escada rolante da estação Ferraz de Vasconcelos. Ainda na estação, agentes da CPTM iniciaram procedimentos de primeiros socorros, enquanto o o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era acionado.
A equipe de emergência chegou na estação por volta das 17h40 e assumiu o caso. Porém a morte foi constatada por volta das 18h30.
Privatização
No primeiro semestre de 2025, o governo Tarcísio de Freitas assinou a privatização da Linha 11-Coral para a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações.
A concessão para a iniciativa privada está em fase pré-operacional, em que a Trivia Trens acompanha a operação da CPTM, realizando treinamentos dos funcionários que assumirão a operação das linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Essa fase inicial tem duração de 12.
Em 2026, a Trivia Trens irá assumir a responsabilidade das linhas com o acompanhamento da CPTM por mais 12 meses. Depois, em 2027, a iniciativa privada deve controlar totalmente a operação dessas linhas de mobilidade urbana.
Metrô ou CPTM de SP apresentou falha? Pegue atestado para o atraso
O metrô e a CPTM de São Paulo vive apresentando problemas para a população com acidentes na via, falha no sistema e lentidão dos trens.
Nesses casos, a população que utiliza o sistema de transporte público precisa acessar o site oficial da instituição no dia em que o atraso acontece por este link ou acessar o site https://www.metro.sp.gov.br/ e clicar na aba “Declaração de Ocorrências”.
O documento vai estar disponível automaticamente na aba para todo e qualquer pessoa que precisar do atestado de horas para justificar os atrasos nos compromissos.

Chegou atrasado e isso enrolou todo o seu dia e aí acabou esquecendo de pegar o atestado na data? Fica tranquilo (a)! É possível pegar o documento depois, apenas precisa fazer uma solicitação.
➡️ Para isso, faça o mesmo caminho inicial.
➡️ Ao clicar na aba “Declaração de Ocorrências”, uma nova página vai aparecer para você clicar em “Registro da Manifestação”.
➡️ Selecione “Viagem/circulação” e escolha a opção “Anomalidade/atraso”.
➡️ Leia o texto que irá aparecer em caso de dúvida. Depois você pode cria uma conta no site do metrô ou fazer a solicitação anonimamente.
➡️ Basta preencher as informações pedidas pelo site como qual linha, estação e descrever o motivo e esclarecer que você busca um atestado para justificar o atraso no compromisso.
➡️ Caso escolha o anonimato, será apresentado no fim da solicitação uma senha para acompanhar o andamento e conseguir acessar o documento. Também fica disponível um arquivo protocolar com as informação para te ajudar a não perder a senha e outras informações.
Veja o caminho nas fotos:


