Felipe Neto não será candidato à presidência

Em novo vídeo, youtuber afirmou que não será pré-candidato à presidência. Ele havia feito o anúncio ontem em suas redes sociais
felipe-neto-nao-sera-candidato-a-presidencia-felipe-neto-afirma-em-novo-video-obvio-que-nao-vou-me-candidatar-a-coisa-alguma-foto-wiki-commons-tvt-news
Felipe Neto afirma em novo vídeo: "óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma" / Foto: Wiki Commons

Em novo vídeo publicado hoje, o youtuber Felipe Neto, afirmou que não será pré-candidato à presidência. Ele havia feito o anúncio ontem, em vídeo publicado em suas redes sociais. Saiba mais em TVT News.

Felipe Neto faz críticas às fake news

O influencer afirmava que nos últimos meses evitou posicionamentos políticos, porque precisava ter um olhar de fora e após esse período de reflexão, ele “anunciava a pré-candidatura a presidência da República”.

O vídeo viralizou nas redes e seguidores associaram a maior parte das falas ao clássico “1984” de George Orwell. Hoje, a suposição se confirmou e Felipe anunciou que não pretende se candidatar a nenhum cargo e, que o vídeo, era para para chamar a atenção para o lançamento de audiobook deste mesmo título.

Relembre o caso do anúncio de Felipe Neto

Em vídeo compartilhado, na quinta-feira (3), em suas redes sociais, Felipe Neto afirmou ter dois grandes anúncios para a nação brasileira. O primeiro, era sobre a sua pré-candidatura à presidência da Republica. “Eu quero ser presidente, porque eu, embora seja um homem de fora da política, eu tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo, o uso das redes sociais”, afirmou Neto no registro.

Em seguida, ele faz o segundo anúncio, o lançamento de uma suposta nova rede social, a Nova Fala. “É uma espécie de laboratório, onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro. Essa rede seria algo como um ministério, eu não vou definir qual, talvez o da verdade”.

Os termos utilizados por Felipe Neto, como “Ministério da Verdade” e “Nova Fala”, levaram os internautas a fazerem alusão ao livro “1984”, de George Orwell, que retrata um Estado autoritário. No livro, o Ministério da Verdade manipula os acontecimentos históricos. Já o nome da rede social, “Nova Fala” faz referência a Novilíngua, idioma do Estado autoritário, que no livro, servia para restringir o pensamento.

felipe-neto-conversa-com-juca-kfouri-felipe-neto-conversa-com-juca-kfouri-youtuber-conta-que-consciencia-politica-surgiu-depois-de-leituras-entre-elas-a-de-veias-abertas-da-america-latina-de-eduardo-galeano-tvt-news
Felipe Neto conversa com Juca Kfouri: youtuber conta que consciência política surgiu depois de leituras, entre elas a de Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano

“Não vou me candidatar”

Em novo vídeo, Felipe Neto, afirma que é “óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma” e complementa “tudo que eu eu falei naquele vídeo, que eu me candidatei a presidente da República, é o oposto do que eu acredito, foram falas autoritárias, que eu fiz de propósito e se você acreditou, ou pior, gostou do que eu falei, talvez você precise ler um pouco mais”.

Em seguida, o youtuber confessa que tudo faz parte de uma ação de publicidade da publicação de um audiolivro de “1984”.

Passado político

Felipe Neto, é reconhecido por ter mudado de posição política nos últimos anos. O influencer era lavajatista e antipetista. Durante as eleições de 2018, surpreendeu os seguidores ao anunciar voto em Fernando Haddad (PT), contra o então candidato Jair Bolsonaro (do PSL à época).

Vídeo: entrevista de Felipe Neto ao Juca Kfouri Entrevista

Em entrevista a revista piauí, Felipe Neto, falou sobre a importância da literatura sociopolítica na sua vida, e disse ter lido livros do filósofo francês Michel Foucault, do linguista norte-americano Noam Chomsky e do jornalista uruguaio Eduardo Galeano. Na mesma entrevista, afirmou “não quero subir em palanque e disputar eleições, e daria um péssimo ministro. Gosto da solidão e do meu processo criativo. Não sou burocrata.”

Durante o governo Bolsonaro, a família de Felipe Neto foi perseguida e ele achou melhor enviar, tanto a mãe quanto a avó, para morarem em Portugal. Ainda, em 2021, o influencer foi intimado a depor pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por ter chamado Jair Bolsonaro de “genocida”. A intimação tinha base na Lei de Segurança Nacional.

Em 2022, na campanha de Lula à presidência, fez uma força-tarefa em suas redes para rebater notícias falsas.

Leia outras notícias sobre Felipe Neto

Assuntos Relacionados