Curta produzido na periferia de Porto Alegre é indicado ao Festival de Gramado

Indicado na categoria nacional de curtas, Aconteceu à Luz da Lua foi gravado no Morro da Cruz com uma equipe 100% negra e periférica
curta-produzido-periferia-porto-alegre-indicado-festival-gramado-praca-filmes-instagram-tvt-news
Aconteceu à Luz da Lua ecoa a voz da periferia. Foto: Praça Filmes/Instagram

O curta-metragem Aconteceu à Luz da Lua, obra gravada no Morro da Cruz, comunidade da zona leste de Porto Alegre, com elenco e equipe de produção 100% negra e periférica, foi indicado ao Festival de Gramado. Saiba mais na TVT News.

Concorrendo na categoria nacional de curtas, o filme se destaca por oferecer uma outra perspectiva da capital gaúcha, que rompe com os estereótipos. Além da narrativa tocante, o projeto ecoa a voz da periferia.

Escrito, dirigido e interpretado majoritariamente por estreantes no audiovisual, o filme conta com o talento de estudantes e artistas de diversas vilas da capital gaúcha, como Cacai, Bom Jesus, Campo da Tuka e o próprio Morro da Cruz.

A trajetória de Crystom Afronário

Filho de mãe solteira e o primeiro de sua família a ingressar na faculdade, Crystom Afronário se tornou o primeiro bolsista negro do curso de Cinema e Audiovisual da Unisinos. Em entrevista ao TVT News 1ª edição, Crystom fez questão de ressaltar que sua jornada na universidade foi fundamental para a concretização do projeto.

“Não teria tido acesso a esses processos [da produção] se não estivesse na universidade. Muitas pessoas me influenciaram, em questão de autoestima, porque eu não acreditava que era capaz de ser contemplado”, disse Crystom, com entusiasmo.

As inspirações de Afronário para o curta são clássicos que trazem uma realidade bem parecida com a sua: o brasileiro “Cidade de Deus” e o estadunidense “Boyz n the Hood”, de John Singleton. Assim como Singleton retratou sua comunidade em Compton, Afronário buscou dar voz ao Morro da Cruz.

equipe-elenco-aconteceu-a-luz-da-lua-durante-gravacoes-festival-de-gramado-instagram-tvt-news
Equipe e elenco de Aconteceu à Luz da Lua durante gravações. Fotos: Instagram

Realidade da periferia na tela – e no Festival de Gramado

Aconteceu à Luz da Lua acompanha a jornada de Wellington, de 18 anos, e Willian, de 23, dois jovens do Morro da Cruz que, apesar dos desafios sociais e pessoais, sonham com um futuro diferente. Wellington almeja o ensino médio e a universidade, enquanto Willian, interpretado pelo próprio diretor, nutre uma paixão pelo audiovisual e sonha em viver de sua arte através de um canal no YouTube.

A direção e o roteiro, co-assinados por Crystom Afronário, são profundamente enraizados em sua experiência de vida. Afronário, que dividiu sua própria história entre os dois protagonistas, fez sua estreia na direção de um curta-metragem, buscando envolver talentos em suas primeiras experiências. A produção teve o incentivo crucial de Maurício Borges de Medeiros, professor de Afronário na Unisinos, que também é creditado no roteiro e na direção de fotografia.

O filme possui a autenticidade como marca registrada. Crystom Afronário enfatiza que, embora a história se passe no Morro da Cruz, ela reflete a realidade de todas as vilas de Porto Alegre. O elenco foi preparado para encarnar personagens que já conheciam, como o vendedor de pano de prato ou o barbeiro, garantindo que a representação fosse fiel à realidade cotidiana.

A motivação para retratar o Morro da Cruz surgiu de um encontro marcante de Afronário no Rio de Janeiro, quando um jovem da Rocinha se surpreendeu com a existência de periferias em Porto Alegre. Essa experiência o marcou profundamente e o impulsionou a mostrar a realidade de sua comunidade, onde “as pessoas querem ser vistas”.

Mais do que uma história, Aconteceu à Luz da Lua é um tributo à memória de vidas que foram interrompidas em territórios marginalizados. Nomes como Marlon, Marcelinho, Marcos Vinicius e João Alberto, a maioria jovens negros que foram vítimas, são lembrados no filme. Dona Norma, a mãe do personagem principal, foi nomeada em homenagem à uma mulher que foi assassinada em frente à uma escola em Porto Alegre; sua filha mais nova dá a vida ao papel.

Aconteceu à Luz da Lua é uma produção da Justiça Poética e Praça de Filmes e foi viabilizado pelo edital da Lei Paulo Gustavo. O curta-metragem será exibido em Gramado no dia 19 de agosto.

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados