FIES 2025: resultado deve ser divulgado nesta terça-feira

Veja como acessar o resultado dos aprovados para receber o financiamento estudantil
fies-2025-resultado-deve-ser-divulgado-nesta-terca-feira-fies-ofertou-112-mil-vagas-foto-mec-divulgacao-tvt-news
FIES ofertou 112 mil vagas. Foto: MEC/Divulgação

O resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) está marcado para ser divulgado nesta terça-feira (18). Entenda o programa e como acessar o resultado na TVT News.

Como acessar o resultado

Os 112 mil aprovados devem consultar o resultado no Portal Único e fazer o login no gov.br com o CPF e senha pessoal — caso tenha esquecido a senha o site disponibiliza método para criar uma nova combinação. As vagas foram ofertadas para o primeiro e segundo semestre simultaneamente.

“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando será necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada”, informou o MEC.

Candidatos que não forem pré-selecionados, segundo a pasta, entram automaticamente na lista de espera, conforme a ordem de classificação. “Haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.

FIES Social de 2025

Além dos dois semestres, nesse processo seletivo do FIES também foi ofertado a versão Social, operado desde 2024 pela Resolução nº 58/2024.

Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas, em cada edição do dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Enquanto o FIES tradicional oferta vagas para pessoas com renda per capita de até três salários mínimos.

Para ambos os modelos é obrigatório ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”.

Assuntos Relacionados