A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), a Fiocruz Brasília e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançarão uma parceria para lançar o Marco de Implementação do Protocolo de Intenções para o Cuidado à População em Situação de Rua. O evento acontece sábado (9) às 16h, no Auditório Interno da Fiocruz Brasília. Lá estarão especialistas, gestores públicos e representantes de políticas sociais para discutir estratégias intersetoriais que promovam mudanças concretas na vida de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
Assistência à população em situação de rua
A iniciativa busca consolidar esforços entre instituições para produzir e disseminar conhecimentos, oferecer apoio técnico e promover a integração de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. De acordo com Elyne Engstrom, coordenadora do Projeto Trilhas de Cuidados nas Ruas, a ideia central é aproximar instituições e pesquisadores capazes de gerar evidências científicas sobre práticas e políticas inclusivas.
“A meta é construir uma rede de parceiros que dê visibilidade e apoio às ações do governo Lula, estados e municípios, desenvolvendo iniciativas que promovam equidade e garantam os direitos humanos dessa população”, explicou Elyne.
Entre as ações iniciais previstas, destaca-se a integração de informações demográficas e epidemiológicas provenientes de bases de saúde (como Atenção Primária e dados de morbidade e mortalidade) e de assistência social (Cadastro Único). Além disso, a parceria pretende identificar experiências de destaque no cuidado à população em situação de rua em municípios brasileiros, que possam servir de modelo para outras localidades.
Plano Ruas Visíveis
A cooperação entre Fiocruz e Ipea também será essencial para apoiar a implementação do Plano Ruas Visíveis, do Governo Federal, que prioriza a questão da moradia como ponto de partida para a inclusão social.
“Queremos associar a moradia a outras dimensões, como trabalho e renda, proteção social e saúde, compondo uma rede integrada de assistência. Esse é um programa que defende os Direitos Humanos, a saúde e a vida da População em Situação de Rua”, enfatizou Elyne.
O evento contará com a presença de importantes lideranças, como Luiza Trotta, diretora de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília; Marco Menezes, diretor da Ensp/Fiocruz; e Carlos Henrique Corseuil, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.
Na ocasião, será apresentada a estrutura do Protocolo de Intenções por Elyne Engstrom, Marco Natalino (Ipea) e Marcelo Pedra (Fiocruz Brasília). A mesa de abertura será um espaço para discutir como a ciência e as políticas públicas podem se articular para responder às necessidades dessa população de forma integrada e eficaz.
Serviço
Evento: População em Situação de Rua: marco inicial da parceria Fiocruz-Ipea
Data: 9/12;
Horário: 16h;
Local: Auditório interno da Fiocruz Brasília (Endereço: Av. L3 NORTE, S/N, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília – DF).