Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, a eterna Frida Kahlo, transcendeu as dores de uma vida marcada por desafios para se tornar um dos maiores nomes da pintura mundial, além de um símbolo feminista de resistência. Conheça mais sobre Frida Kahlo na TVT News.
Nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México, Frida enfrentou uma infância difícil. Aos seis anos, teve um quadro de poliomielite que lhe deixou sequelas. Aos 18, um grave acidente de ônibus resultou em múltiplas fraturas e uma vida de cirurgias e períodos de recuperação acamada. Sua busca pela maternidade foi frustrada por três abortos espontâneos, mas essas dores, como ela mesma afirmou, foram transmutadas em sua arte. “Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei a minha própria realidade”, dizia ela. De fato, 55 de seus trabalhos foram autorretratos, em que Frida pintou sua própria imagem mesmo em momentos de grande sofrimento.
A vida pessoal de Frida foi tão intensa quanto sua obra. Seu relacionamento com o renomado muralista Diego Rivera foi um dos mais conhecidos da história da arte latino-americana. Casados em 1929, aos 22 anos, a união foi permeada por um amor avassalador, mas também por conflitos e infidelidades de Rivera. Apesar das idas e vindas e da controvérsia, Diego foi, para Frida, o grande amor de sua vida, e ela permaneceu casada com ele até sua morte.
Em sua arte, Frida Kahlo incorporou símbolos mexicanos e indígenas, trazendo para a tela a paisagem intensa e colorida de seu povo. Embora sua obra apresentasse traços surrealistas, ela se via como uma pintora da realidade, afirmando: “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”. Suas telas são um espelho de suas dores, amores e da rica cultura de seu país.
Veja 10 obras de Frida Kahlo
1. Meus avós, meus pais e eu (1936)

2. O que a água me deu (1938)

3. As duas Fridas (1939)

4. Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor (1940)

5. Hospital Henry Ford (1932)

6. Eu e meu papagaio (1941)

7. A Coluna Quebrada (1944)

8. Moisés (1945)

9. O Veado Ferido (1946)

10. Autorretrato com cabelo solto (1947)

Livros e filme sobre a vida de Frida Kahlo
Quer conhecer mais a fundo a vida e as obras de Kahlo? Veja uma lista de recomendações para adentrar na vivência da artista.

- O diário de Frida Kahlo: Um autorretrato íntimo, por Frida Kahlo
Frida Kahlo (1907-1954) teve uma vida permeada por sofrimentos — físicos e emocionais —, que foi fortemente retratada em sua arte. Seu diário, que revela a intimidade da pintora mexicana, é um sucesso no mundo. Traduzido por Mário Pontes, e com apresentação do crítico de arte Frederico de Moraes, o Diário reúne desenhos coloridos, pensamentos e confissões.
Compre aqui.
- Frida: A Biografia, por Hayden Herrera
Todo mundo conhece Frida Kahlo, cuja imagem, de olhar complexo sob sobrancelhas espessas, cabelos negros e roupas coloridas. Todo mundo sabe que sofreu um gravíssimo acidente na juventude, que foi casada com o grande muralista Diego Rivera, e que foi amante de Leon Trotsky. Todo mundo sabe que tinha ideias radicais em política e hábitos modernos na vida, que pintava de modo radicalmente pessoal, e que teve uma existência tão tumultuada quanto o século XX em que viveu. O que poucos sabem é que tudo o que quase todo mundo sabe sobre Frida Kahlo está longe de resumir sua vida, ou de revelar a mulher por trás do ícone da arte latino-americana moderna.
Compre neste link.
- Frida: A Biografia Ilustrada, por Susan B. Katz
Conheça a vida de Frida Kahlo — uma história de força e muita criatividade, que nos ensina como é importante nunca desistir. Neste livro ilustrado, vamos descobrir como ela lutou para superar os obstáculos e seguir sua paixão, criando obras de arte incríveis e fazendo do mundo um lugar mais colorido. Ilustrações por Ana Sanfelippo.
Compre no site.
- Filme: Frida (2002)
Dirigido por Julie Taymor. Salma Hayek está triunfante neste filme biográfico sobre uma mulher excepcional que viveu uma vida inesquecível – Frida Kahlo. O elenco ainda inclui Alfred Molina, Antonio Banderas e Diego Luna.
Assista gratuitamente no Mercado Play, no Paramount+ ou Netflix.
Com informações da Agência Brasil e imagens de FridaKahlo.org