A Fuvest emitiu nota para esclarecer a dúvida sobre o valor da nota da redação do vestibular 2026, que este ano tinha valor de até 40 pontos. Leia em TVT News.
Leia a nota de esclarecimento da Fuvest sobre o valor divulgado da nota de redação
A Fuvest emitiu nota para esclarecer o motivo da Fuvest ter divulgado o valor das notas de redação numa escala que vai até 40 pontos.
De acordo com a Fuvest, “a banca de redação realizou a correção das redações do Vestibular com base em uma grade de correção que permitia alcançar até a nota 40,0”, mas, na divulgação da nota do primeiro dia segunda fase as notas foram apresentadas numa proporção que ia de 0 a 100.
Confira a tabela do cálculo da nota de redação apresentada.

Ainda de acordo com a Fuvest, com essa proporção, “nenhum candidato foi prejudicado, nem teve sua redação corrigida com rigor excessivo”
A Fuvest admite que essa comunicação poderia ter ocorrido no dia da divulgação e pede “desculpas pela demora”.
Leia a íntegra da nota da Fuvest
A banca de redação realizou a correção das redações do Vestibular com base em uma
grade de correção que permitia alcançar até a nota 40,0.
Assim, a nota divulgada relativa à redação variou de zero a 40 pontos, a depender do
desempenho do candidato.
Na divulgação da nota do primeiro dia da segunda fase, cuja variação podia ir de zero a
100 pontos, a nota atribuída pela banca de redação foi calcula proporcionalmente, a fim de
garantir o cumprimento da Resolução CoG no 8.832, de 30/07/2025, conforme tabela a
seguir:

Nesse contexto, nenhum candidato foi prejudicado, nem teve sua redação corrigida com
rigor excessivo.
No entanto, a FUVEST reconhece que deveria ter feito essa comunicação no dia da
divulgação dos resultados e, pela demora, pede desculpas.
Atenciosamente,
Fundação Universitária para o Vestibular
Tema da redação Fuvest 2026 foi o perdão
A FUVEST divulgou, em dezembro de 2025, as respostas esperadas para as questões discursivas da prova do primeiro dia da 2ª Fase do Vestibular 2026, além da abordagem esperada para a redação.
As expectativas foram delineadas pelas bancas elaboradoras levando em conta o conteúdo curricular do ensino, podendo sofrer modificações propostas pela banca de correção.
As respostas esperadas simulam a resposta ideal de um candidato e são expressas de forma objetiva. O vestibulando deveria atender plenamente ao que foi solicitado a partir dos conceitos envolvidos na pergunta, demonstrando apropriação de conhecimentos, capacidade de reflexão e análise das dimensões práticas, conceituais e socioculturais.
Respostas esperadas – Português
Redação da FUVEST abordou o tema do perdão
O candidato pôde escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa sobre o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado” e uma carta a uma personagem hipotética que o tivesse acusado falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando a razão pelas quais concederia, ou não o, perdão.

Seis textos apoiaram o vestibulando: “Súplica de oficial nazista provoca reflexão sobre limites do perdão”, de Juliana de Albuquerque; “Tudo é Rio”, de Carla Madeira; a poesia Mar Novo, de Sophia de Mello Breyner Andresen; a foto “Cessar-fogo em Gaza permite o regresso à casa”, de Abdel Kareem Hana/AP; a música “Tá Perdoado”, de Arlindo Cruz; e um trecho do livro Iaiá Garcia, de Machado de Assis.

