O Corinthians começou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 com vitória. Neste sábado (3), no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, o Timão venceu o Trindade-GO por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada do Grupo 8 da competição. O gol decisivo saiu apenas aos 41 minutos do segundo tempo, com o atacante Luiz Fábio Sampaio, o Favela, camisa 9 corintiano. Entenda na TVT News.
O jogo foi equilibrado e teve momentos de domínio do Trindade, atual campeão goiano sub-20, que criou as melhores chances na primeira etapa, mas não conseguiu transformar o volume de jogo em gols.
Trindade assusta no primeiro tempo
O Corinthians até chegou primeiro com perigo, em chute cruzado de Favela, mas quem passou a controlar as ações foi o time goiano. Aos 25 minutos, Arthur recebeu cruzamento na área e dividiu com o goleiro Matheus, que conseguiu evitar o gol. Pouco depois, aos 41, o mesmo Arthur quase saiu cara a cara com o arqueiro corintiano, mas o zagueiro Iago fez intervenção decisiva e interrompeu a jogada.
A etapa inicial terminou com o Trindade mais presente no campo ofensivo, explorando falhas na saída de bola do Timão e levando perigo em transições rápidas.
Mais posse, mais sofrimento
No segundo tempo, o Corinthians passou a ter mais posse de bola, mas continuou vulnerável defensivamente. Aos 17 minutos, Luizinho, camisa 7, teve boa oportunidade pela esquerda, mas parou na defesa do goleiro Guti.
Buscando mudar o cenário da partida, as duas equipes promoveram alterações. O Trindade, inclusive, colocou em campo o jovem Pelé, tentando ganhar criatividade e força ofensiva. A estratégia, no entanto, não foi suficiente.
Quando o empate parecia encaminhado, o Corinthians foi eficaz. Aos 41 minutos, Favela recebeu lançamento em profundidade, ganhou da defesa e finalizou com categoria na saída do goleiro, garantindo os três pontos para o Timãozinho na estreia.
Próximos compromissos do Timão
Com a vitória, o Corinthians soma seus primeiros pontos no Grupo 8 da Copinha. O time volta a campo na próxima terça-feira (6), às 19h30 (de Brasília), novamente no Estádio Zezinho Magalhães, para enfrentar o Luverdense-MT. Já o Trindade encara o XV de Jaú, no mesmo dia, às 17h15.
Corinthians na Copinha 2026
Maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 11 títulos, o Corinthians inicia a 56ª edição da competição cercado de expectativas. O torneio é tradicionalmente visto como vitrine para jovens talentos e também como um termômetro para a temporada do sub-20, além de servir de observação para a comissão técnica do profissional, comandada por Dorival Júnior.
Na edição anterior, o Timão chegou à final e ficou com o vice-campeonato após derrota por 3 a 2 para o São Paulo, de virada, na Mercado Livre Arena Pacaembu.
Grupo, formato e calendário
O Corinthians está no Grupo 8, com sede em Jaú, ao lado de Trindade-GO, XV de Jaú-SP e Luverdense-MT. A Copinha de 2026 é disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro, reúne 128 equipes divididas em 32 grupos e conta com mais de 4 mil atletas.
Os times se enfrentam em turno único na primeira fase, com os dois melhores de cada grupo avançando ao mata-mata, disputado em jogo único. Em caso de empate, a decisão é nos pênaltis. A final está marcada para o aniversário da cidade de São Paulo, na Mercado Livre Arena Pacaembu.
Inscritos e destaques do elenco
O Corinthians inscreveu 30 jogadores para a competição, mesclando atletas do sub-20 e nomes que já tiveram contato com o elenco profissional, como Thomas Lisboa, Gui Amorim, Luiz Gustavo Bahia e João Vitor Jacaré, estes dois últimos, inclusive, já atuaram pelo time principal.
O atacante Gui Bom, do sub-17, ficou fora por lesão sofrida em treino e foi substituído pelo meia-atacante Lucca Caramico, de 16 anos. Também não foram inscritos o lateral-direito Caipira, lesionado, e o volante Yago, recém-recuperado.
Com vitória na estreia e liderança momentânea do grupo, o Corinthians dá o primeiro passo na busca por mais um título do principal torneio de base do país.
