Governo adia por 24 horas voo de repatriação de brasileiros no Líbano

Aeronave da FAB permanece em Lisboa, aguardando condições seguras para pouso em Beirute / Divulgação
Aeronave da FAB trará 220 brasileiros do Líbano — Foto: Divulgação

O governo brasileiro adiou em 24 horas a decolagem do primeiro voo de repatriação de brasileiros em Beirute, Líbano, devido a preocupações com a segurança. Com a mudança, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve partir às 14h deste sábado (5), no horário de Brasília.

A decisão foi comunicada aos brasileiros no Líbano por meio de uma mensagem enviada na madrugada desta sexta-feira (4), informando que o voo seria adiado para o dia 5 de outubro.

O avião, um KC-30 da FAB com capacidade para 220 pessoas, está em Lisboa e só seguirá para Beirute quando houver condições seguras para o pouso.

O Líbano tem sido alvo de constantes ataques israelenses. Na quinta-feira à noite, Israel bombardeou áreas próximas ao aeroporto de Beirute. O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que as garantias de segurança para o voo serão oferecidas pelas autoridades locais, mas que a decolagem será adiada se houver riscos.

A operação de resgate, chamada “Raízes do Cedro”, começou com o KC-30 decolando da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na quarta-feira (2), com destino a Portugal. Cerca de 220 brasileiros serão retirados do Líbano neste primeiro voo.

Assuntos Relacionados