Governo envia Agora Tem Especialistas para área atingida por tornado no Paraná

Unidades móveis já estão ativas e estruturas funcionarão todos os dias da semana no município de Rio Bonito do Iguaçu
Governo-envia-Agora-Tem-Especialistas-para-area-atingida-por-tornado-no-Parana-marcelo-camargo-agencia-brasil-tvt-news
As estruturas têm capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia, funcionando todos os dias da semana, das 8h às 17h. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo Lula iniciou na segunda-feira, 24 de novembro, os atendimentos de saúde em seis consultórios móveis instalados em dois contêineres em Rio Bonito do Iguaçu (PR), município que teve cerca de 90% da área devastada por um tornado em 7 de novembro, afetando mais de 10 mil moradores. As estruturas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, contam com infraestrutura completa e devem permanecer na região por três meses. Saiba mais na TVT News.

Cada unidade móvel tem três consultórios e está equipada com:

  • Desfibrilador e eletrocardiograma;
  • Computadores e impressoras;
  • Insumos e materiais para o trabalho diário.

Os moradores terão acesso a diversos serviços:

  • Consultas médicas e de enfermagem;
  • Vacinação e curativos;
  • Atendimentos psicológicos;
  • Distribuição de medicamentos;
  • Pequenas cirurgias (como remoção de verrugas e pintas para biópsia).

As estruturas têm capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia, funcionando todos os dias da semana, das 8h às 17h. Nos fins de semana, o foco será em urgência e emergência, com o apoio dos profissionais da Força Nacional do SUS (FN-SUS).

Unidades-moveis-do-Agora-Tem-Especialistas-estao-ativas-em-Rio-Bonito-do-Iguacu-carolina-antunes-ms-tvt-news
Unidades móveis do Agora Tem Especialistas estão ativas em Rio Bonito do Iguaçu. Foto: Carolina Antunes/MS

Equipes especializadas

Desde o desastre, o Governo do Brasil mobilizou 38 profissionais especializados (psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros, entre outros) da FN-SUS e de programas de vigilância epidemiológica.

Um Centro de Operações de Emergência (COE) foi montado junto à Secretaria Municipal de Saúde para acompanhar as condições de saúde e o bem-estar psicológico da população, principalmente nos assentamentos e áreas rurais.

A FN-SUS já realizou 2.015 atendimentos focados em saúde mental e apoio psicossocial. Também foram feitos 498 atendimentos assistenciais e 141 atividades de bem-estar (práticas integrativas).

As equipes da FN-SUS trabalham em parceria com as secretarias de saúde local e estadual e com a Defesa Civil. Elas oferecem apoio emocional a profissionais da linha de frente, suporte a pessoas desabrigadas e atendimento em um ponto de acolhimento na cidade.

Medicamentos

Na última semana, o Governo do Brasil entregou dois kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos na Farmácia da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava (PR). O material foi distribuído às unidades de saúde que atendem Rio Bonito do Iguaçu.

Cada kit tem 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos (como luvas, seringas e ataduras). Além disso, pode atender até 3 mil pessoas por dois meses, repondo itens essenciais perdidos no desastre. A iniciativa garante a continuidade do cuidado farmacêutico e fortalece a resposta emergencial para a população local.

Com Agência Gov

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados