Neste domingo (18), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que está investigando dois possíveis novos casos de gripe aviária em Aguiarnópolis, no Tocantins, e em uma propriedade em Montenegro, no Rio Grande do Sul, no raio de três quilômetros da granja onde o primeiro caso foi detectado na quinta-feira (15).
Até o momento, União Europeia, China, Japão, Coreia do Sul, México, Canadá, Chile, Uruguai, Argentina e África do Sul suspenderam a importação de aves brasileiras. O caso gerou preocupação e muitas interrogações. Por isso, a TVT News te explica se existe risco de contaminação para humanos e tira outras dúvidas sobre a gripe aviária.
O que é a gripe aviária?
O Ministério da Saúde define a influenza aviária como “uma doença infecciosa que pode infectar aves e mamíferos, incluindo humanos”. A doença é causada por um vírus que pertence à família Orthomyxoviridae e inclui o A(H5N1), identificado na granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Entre animais, a doença é altamente contagiosa e causa a morte súbita. As pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido com aves infectadas.
Posso pegar gripe aviária comendo frango e ovos?
É possível continuar comendo frango e ovos, porque o vírus da gripe aviária não resiste ao calor. Mas, o consumo dos alimentos crus ou mal cozidos deve ser evitado, o que já é uma recomendação existente para evitar a infecção por outras doenças.
Em nota, o Mapa ressaltou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, tranquilizou o ministério.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) se manifestou de modo similar. O Representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, reforçou que o consumo de carne de ave e ovos continua sendo seguro, especialmente quando bem cozidos, e que o risco de infecção humana permanece baixo.

Se é seguro comer frango e ovos, por que países suspenderam a importação de frango do Brasil?
Após o anúncio da identificação do vírus da gripe aviária na granja gaúcha, União Europeia, China, Japão, Coreia do Sul, México, Canadá, Chile, Uruguai, Argentina e África do Sul suspenderam as compras de aves brasileiras. Isso se explica porque, apesar de o consumo de frango e ovos ser seguro, há o risco de que animais infectados sejam exportados e contaminem granjas internacionais, desencadeando uma crise sanitária nos países.
Como a gripe aviária é transmitida?
O risco de infecção humana é muito baixo e a transmissão acontece principalmente com profissionais que mantêm contato intenso com aves infectadas ou ambientes contaminados. O Brasil não possui nenhum caso de gripe aviária em humanos.
A transmissão de pessoa para pessoa, pelo contato próximo e desprotegido com alguém infectado, não foi comprovada até o momento.
Segundo a OMS, desde 2003, foram registrados 874 casos humanos de infecção por A(H5N1), o vírus da gripe aviária, com 458 óbitos. Todos os casos ocorreram por contágio entre humano e ave infectada.
“Dentro do que foi observado no mundo, o vírus da influenza aviária não infecta humanos com facilidade e, quando ocorre, geralmente a transmissão de pessoa a pessoa não é sustentada”, explica o Ministério da Saúde.
Quais são os sintomas da gripe aviária?
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os principais sintomas relatados incluem febre, tosse, resfriado, dores musculares e de cabeça, fadiga, conjuntivite, tosse, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios. Diarreia, náusea e vômito também já foram relatados.
Qual é o tratamento para a gripe aviária?
O tratamento da gripe aviária é feito com medicamentos antivirais, antitérmicos e analgésicos para redução dos sintomas e agravamento da doença. Caso sintomas sejam identificados, é preciso entrar em contato com um profissional de saúde.
Há vacina para gripe aviária?
As vacinas sazonais contra influenza não oferecem proteção contra o vírus da gripe aviária. Estudos para a produção de um imunizante estão sendo feitos no Instituto Butantan e aguardando aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para continuar a pesquisa.
Para se prevenir, os trabalhadores que manipulam aves devem seguir os protocolos de biossegurança, como o uso Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além de evitarem tocar em boca, olhos e nariz após contato com animais ou superfícies contaminadas, lavar as mãos com sabão e trocar de roupas após contato com animais.
O público em geral deve evitar o contato com aves doentes ou mortas e deve relatar a existência delas às autoridades locais de meio ambiente, saúde ou agricultura.
Veja também: as notícias mais lidas da TVT News
Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News
- Copa do Mundo 2026: quais são os países classificados?
- Veja lista completa dos Oscars 2025
- 21 de abril, Dia de Tiradentes: a construção do herói nacional
- Veja como foram os últimos dias do Papa Francisco
- Quem são os cardeais brasileiros no conclave
- 1° de maio: comemore o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora