Hugo Calderano é impedido de viajar aos EUA e fica fora de competição em Las Vegas

Entrada foi barrada por conta da ida do atleta a Cuba, em 2023
hugo-calderano-e-impedido-de-viajar-aos-eua-tvt-news
Hugo Calderano. Foto: Twitter/CBTM

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano, terceiro colocado no ranking mundial, não pôde embarcar para o Grand Smash de Las Vegas, nos Estados Unidos, devido a um impedimento burocrático para entrada no país. A competição começou nesta quinta-feira (3), em Las Vegas. Entenda mais em TVT News.

Embora possua passaporte português, Calderano não pôde utilizar o formulário ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) para entrar nos Estados Unidos sem visto. Isso porque, além de o Brasil não estar entre os países beneficiados pelo programa, ele realizou uma viagem a Cuba em 2023, o que o tornou inelegível para a autorização automática.

Em comunicado nas redes sociais, o atleta disse que chegou a preencher o formulário e realizar a solicitação, mas, diante do tempo de espera superior ao habitual para a confirmação por parte das autoridades americanas, entrou em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB). Foi então informado de que, por ter estado em Cuba em 2023, não estava mais apto a participar do programa de isenção e precisaria solicitar um visto regular.

Os EUA permite estadias de até 90 dias para turismo ou negócios, mas impõe uma série de regras. Entre elas, está a exclusão de cidadãos que tenham visitado países considerados restritos pelas autoridades americanas, como Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba. De acordo com a legislação, quem esteve nesses países a partir de 12 de janeiro de 2021 perde o direito à isenção e deve solicitar um visto tradicional, exatamente o caso de Calderano.

Essa restrição foi introduzida em 2015 como parte de uma política de “Prevenção à Circulação de Terroristas”. Cuba foi adicionada à lista em 2023, durante a administração do presidente Joe Biden.

O atleta esteve em Cuba para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eventos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse Calderano.


Pronunciamento-de-Hugo-Calderano-nas-redes-sociais-Reprodução:-@hugocalderano/instagram-tvt-news
Pronunciamento de Hugo Calderano nas redes sociais. Reprodução: @hugocalderano/instagram

Hugo vive um grande momento nas mesas. Nos últimos dois meses, alcançou os maiores feitos da sua carreira: o título da Copa do Mundo e, mais recentemente, a medalha de prata no Mundial.

Já no último fim de semana, conquistou o WTT Star Contender Ljubljana, sua oitava taça no WTT, como é chamado o Circuito Mundial desde 2021. Também em junho, encerrou sua trajetória de nove temporadas pelo Liebherr Ochsenhausen liderando o clube na conquista da Liga Alemã.

O Grand Smash é um dos principais eventos do Circuito Mundial de tênis de mesa, sendo considerado o equivalente aos Grand Slams do tênis tradicional. Ao longo do ano, são realizados quatro torneios desse porte. Esta edição marca o segundo Grand Smash de 2025 — o primeiro aconteceu em janeiro, quando Hugo Calderano foi eliminado nas oitavas de final.

Assuntos Relacionados