Incêndio atinge pavilhão da COP30

Em comunicado oficial, a organização do evento salientou que o incêndio foi controlado e não deixou feridos
incendio-atinge-pavilhao-da-cop30-tvt-news
Esta captura de tela, extraída de uma filmagem da AFPTV, mostra equipes de emergência combatendo um incêndio que começou em um pavilhão dentro do local da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, Pará, Brasil, em 20 de novembro de 2025. Um incêndio irrompeu em um pavilhão dentro do local das negociações climáticas da ONU no Brasil na quinta-feira, levando delegados em pânico a correrem para as saídas, disseram jornalistas da AFP. Equipes de emergência se apressaram para tentar apagar o fogo enquanto a fumaça tomava conta do corredor. (Foto: AFPTV / AFP)

Um incêndio foi registrado no pavilhão dos países, na zona azul, da COP30, em Belém (PA). Centenas de pessoas estavam no local a trabalho e foram evacuadas, mas não houve feridos. Entenda na TVT News.

Em comunicado à imprensa, equipe oficial da COP30 informou que o incêndio já foi controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.

A ONU acredita que a zona azul vai ser liberada para acesso por volta das 20h.

incendio-atinge-pavilhao-da-cop30-imagens-do-incendio-na-zona-azul-da-cop30-foto-agencia-brasil-reproducao-de-video-tvt-news
Imagens do incêndio na Zona Azul da COP30. Foto: Agência Brasil/Reprodução de vídeo

O local deve passar por uma perícia especializada para identificar o que causou o fogo. Até o momento, o Corpo de Bombeiros trabalha com duas possibilidade: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) informou que os Bombeiros realizará verificações de segurança completas e deverá fornecer uma atualização às 16h.

“Informamos que as instalações agora estão sob a autoridade do país anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul”, diz a UNFCCC.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que as primeiras informações indicam que o fogo começou na área do estande da China. Segundo ele, as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do fogo. 

“Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, destacou Sabino.

Em comunicado oficial, a organização do evento salientou que o incêndio foi controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, diz a organização da COP30. 

O que se sabe sobre o incêndio na COP

O fogo começou por volta das 14h. O Corpo de Bombeiros foi acionado após a equipe de segurança do evento tentar controlar a situação com extintores. O ministro do turismo, Celso Sabino, informou que as lonas da COP30 são antichamas, o que evitou que as chamas se espalhassem.

A energia elétrica foi cortada na área interna do pavilhão da zona azul para evitar que o fogo aumentasse.

O local reúne negociadores que representam os países. Próximo também há jornalistas e comunidade geral que participa do evento.

Todas as áreas foram evacuadas, mas os acessos já estão sendo normalizados. Os participantes estão retornando para a zona verde.

A ONU permanece aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para retonar com integridade as atividades no local.

Veja vídeo do incêndio na COP30:

*Em atualização

Assuntos Relacionados