Um incêndio atinge fábrica de fantasias de carnaval Maximus Confecções, na região de Ramos, no Rio de Janeiro. Dezenas de funcionários estão presos pelo fogo. Toda a produção de fantasias para o desfile de 2025 das escolas de samba Império Serrano, Unidos da Ponte e a União do Parque Acari estavam sendo produzidas no local.
O incêndio começou por volta das 7h30 desta quarta-feira. Mais de 30 viaturas e 90 bombeiros de 13 unidades, incluindo o Grupamento de Operações Aéreas e especialistas em salvamento em altura trabalham no local, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Por volta das 10h40, porta-voz da instituição informou que o fogo foi controlado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio em que abrigava a fábrica Maximus Confecções não tinha alvará para funcionar.
Segundo o governado do estado, Cláudio Castro, 21 funcionários foram resgatados pelas janelas da fábrica.
De acordo com o Estadão, havia mais de 30 pessoas, entre adolescentes e idosos, dormindo na fábrica no momento que o fogo tomou conta do prédio.
Nove estão internadas em estado grave no Hospital Estadual Getúlio Vargas. Quatro pessoas no Hospital Municipal Souza Aguiar. Três no Hospital Federal de Bonsucesso. Dois funcionários no CER da Ilha do Governador. Dois no Hospital Municipal Salgado Filho e uma no Hospital do Andaraí.
O governador também informou que a secretária da Saúde, Claudia Mello, está presente no Hospital Estadual Getúlio Vargas acompanhando os feridos.
De acordo com os Bombeiros, o principal problema das vítimas do incêndio foi alta inalação de fumaça com gases tóxicos.
Está sendo feita um varredura no prédio para descobrir se há vítimas.
A Polícia Militar isolou o entorno da fábrica para garantir a segurança da população. A Rua Roberto Silva está interditada.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, as três escolas de samba afetadas (Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, a União do Parque Acari e o Império Serrano) não serão rebaixadas independente das notas que receberão no desfile desse ano.
Confira pronunciamento do prefeito do RJ sobre o incêndio em Ramos
Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das 3 escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que , independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 12, 2025