Brasil tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

181 casos estão em investigação; até o momento, cinco óbitos foram confirmados e outros nove seguem em investigação
intoxicacao-por-metanol-32-casos-confirmados-o-ministerio-da-saude-recomenda-desconfiar-de-produtos-com-preco-abaixo-da-media-e-sem-rotulo-ou-lacre-de-seguranca-foto:-freepik-tvt-news
O Ministério da Saúde recomenda desconfiar de produtos com preço abaixo da média e sem rótulo ou lacre de segurança. Foto: Freepik

O país registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (13). São 213 notificações, das quais 181 estão em investigação. Entenda em TVT News.

A maior parte dos casos confirmados (28) e suspeitos (100) está em São Paulo, onde a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) desenvolveu um protocolo para identificar em bebidas a porcentagem de metanol tóxica para pessoas sem ter que abrir garrafas. A análise de lacres, selos, embalagens e rótulos também é feita para verificar se o produto é falsificado. Um protocolo nacional deve ser criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, segundo o ministro Ricardo Lewandowski.

Também há casos confirmados no Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Quanto aos óbitos, 5 foram confirmados em São Paulo e outros 9 seguem em investigação: 3 em SP, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 em Minas Gerais e 1 no Ceará.

Ainda, há casos suspeitos em Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1) e Rondônia (1).

intoxicacao-por-metanol-32-casos-confirmados-imagem-ministério-da-saude-tvt-news
Imagem: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde recebeu, na quinta-feira (9), um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol para reforçar o estoque estratégico do SUS destinado ao tratamento de intoxicações por metanol. A distribuição de 1,5 mil unidades dá prioridade para São Paulo, que receberá 288 unidades do medicamento. As outras mil permanecem no estoque estratégico do Ministério da Saúde.

Sintomas da ingestão de metanol em bebidas alcóolicas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem levar de 6 a 72 horas para aparecer. É preciso estar atento, porque inicialmente a intoxicação por metanol se assemelha a uma ressaca comum, mas os sintomas pioram e podem levar a óbito. São eles:

  • dor de cabeça
  • náuseas
  • vômitos
  • tonturas
  • dor abdominal
  • confusão mental
  • visão turva repentina ou cegueira

O pronto-socorro deve ser buscado imediatamente caso algum dos sintomas seja identificado. O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente e por exames de sangue e de imagem.

De acordo com o Ministério da Saúde,ao chegar à unidade de saúde, a pessoa com sintomas deve informar que consumiu bebida alcoólica e em qual contexto. O ideal é que o paciente relate, por exemplo, se esteve em uma festa antes de procurar atendimento no SUS, que tipo de bebida ingeriu, se haviam rótulos nas embalagens e qual foi o horário da ingestão.  

Assuntos Relacionados