Irã revida e lança mísseis em direção a Israel

Após ataques injustificados de Israel a militares, cientistas e civis em Teerã, o Irã reage com a Operação True Promisse III. Entenda na TVT News
ira-israel-guerra-misseis-domo-de-ferro-tvt-news
Foto: @IRIran_Military/Reprodução

Resposta do Irã contra Israel começou, diz mídia estatal do Irã. Leia em TVT News.

Acompanhe as principais notícias sobre a resposta do Irã aos ataques de Israel

  • Após ataques injustificados de Israel a militares, cientistas e civis em Teerã, o Irã reage com a Operação True Promisse III. Trata-se de uma retaliação ao governo sionista genocida de Israel, que vem massacrando civis, mulheres e crianças, na Palestina, além de já ter atacado (também sem justificativa racional) civis no Líbano e no Iêmem.
  • Em discurso televisionado à nação, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu tornar Israel “miserável”. “As Forças Armadas agirão com força e tornarão o vil regime sionista miserável. O regime sionista não sairá ileso após este crime. O povo pode ter certeza de que não haverá clemência a esse respeito.”
  • Às 16h30 (horário de Brasília), de acordo com o portal G2, o governo israelense liberou que a população saia de abrigos e bunkers e retorne para suas casas
  • Segundo o jornal israelense “Haaretz”, 15 pessoas tiveram ferimentos leves e moderados após o lançamento de cerca de 150 mísseis iranianos em direção a cidades de Israel.
  • De acordo com informações da agência Reuters, EUA ajudaram a derrubar mísseis iranianos destinados a Israel. A informação foi dada por oficiais, que falaram sob condição de anonimato e não confirmaram se houve caças ou navios de guerra na operação defensiva.

O governo iraniano divulgou um comunicado a respeito. Leia abaixo:

Declaração do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC):

“Em resposta à agressão e ao ataque criminoso realizados na manhã de hoje pelo regime sionista selvagem, terrorista e assassino de crianças, contra áreas dentro da República Islâmica do Irã — resultando no martírio de diversos comandantes militares seniores, cientistas proeminentes e civis inocentes, especialmente crianças indefesas — o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, como braço defensivo e ofensivo do país, lançou uma retaliação vigorosa e precisa.

Com base no poder divino, na liderança sábia do Comandante-em-Chefe (que sua sombra se prolongue) e na demanda unida e apoio do nobre povo, o IRGC executou a Operação “Promessa Verdadeira 3” contra dezenas de alvos, incluindo centros militares e bases aéreas do regime sionista usurpador nos territórios ocupados.

A operação foi lançada com o chamado sagrado “Ó Ali ibn Abi Talib (AS)”, na noite abençoada de Eid al-Ghadir.

Mais detalhes sobre esta operação serão anunciados na próxima declaração ao honrado povo do Irã”.

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência

De acordo com o portal G1O conselhod está reunido para discutir a escalada de ataques entre Israel e Irã no Oriente Médio.

Segundo o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à ONU, ataques israelenses destruíram uma instalação iraniana que enriquecia urânio a 60% — muito mais do que o necessário para a produção de energia elétrica, mas menos do que o necessário para ser usada em uma bomba.

Resposta ao ataque de Israel

A IRNA, mídia estatal do Irã, confirmou que a resposta do país após os ataques israelenses começou. Imprensa do país afirmou que centenas de mísseis foram lançados; explosões são ouvidas em Tel Aviv, capital de Israel.

Ontem, o exército israelense bombardeou instalações nucleares e militares do Irã, que já fala em ‘múltiplos comandantes’ e seis cientistas nucleares mortos.

Assuntos Relacionados