O Ministério das Relações Exteriores anuncia a realização da primeira edição do Concurso Gilberto Chateaubriand de Arte Contemporânea. O certame, organizado pelo Instituto Guimarães Rosa, homenageia a memória e o legado do diplomata e colecionador de arte brasileiro Gilberto Chateaubriand, conhecido pelo apoio a jovens artistas que viriam a tornar-se nomes centrais da arte contemporânea brasileira.
O concurso é realizado no âmbito das celebrações do centenário de nascimento de Gilberto Chateaubriand, que também incluíram a realização do documentário “Diplomacia e arte: a vida de Gilberto Chateaubriand” e da exposição “Gilberto Chateaubriand: uma coleção sensorial”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
O concurso selecionará e premiará uma obra de arte, que será incorporada ao acervo do Itamaraty. As inscrições ficarão abertas de 6 de janeiro a 20 de março de 2026. Podem inscrever-se no concurso jovens artistas, amadores ou profissionais, com idade entre 18 e 29 anos. O edital com as informações sobre o certame está disponível nesta página oficial.
A realização do Concurso Gilberto Chateaubriand de Arte Contemporânea reafirma o compromisso do Governo do Brasil com a valorização da cultura e da diplomacia cultural e com o apoio a jovens talentos da arte nacional.
Com Ministério das Relações Exteriores
