Alunos de escolas públicas de São Paulo estão vivenciando uma nova abordagem sobre educação financeira e fiscal em sala de aula, por meio de jogos didáticos. O projeto do Instituto Brasil Solidário (IBS), que já beneficiou mais de 350 mil estudantes em 33 municípios paulistas, propõe novas formas de ensinar conceitos financeiros essenciais para o futuro, como poupar, investir e compreender o sistema tributário. Desde os primeiros anos escolares até o ensino médio, os jovens estão engajados em atividades que despertam o interesse pelo empreendedorismo e conscientização financeira, promovendo uma educação mais conectada com a realidade do país.
Os jogos didáticos, como o Piquenique, Bons Negócios e PIC$, são ferramentas que têm facilitado o entendimento de tópicos complexos de forma lúdica. Com as aulas, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o controle de finanças pessoais, o planejamento de negócios e a importância de cumprir as obrigações fiscais, algo que vai além dos livros e envolve uma experiência prática e divertida.
Neste ano, a educação financeira foi incorporada como disciplina obrigatória nas escolas estaduais de São Paulo, mas desde 2021, o projeto já vinha incentivando essa prática. Em toda a rede pública, professores e gestores têm recebido formação específica para aplicar o material em suas turmas, o que contribui para que os estudantes desenvolvam uma postura crítica e consciente em relação ao consumo e ao uso de recursos.
As ações do projeto também têm ganhado força na Grande São Paulo, onde escolas da região metropolitana de São Paulo decidiram aderir às atividades. A proposta já chegou a 266 escolas, com a participação ativa das Diretorias de Ensino.
Nesta quarta-feira (23), o Instituto Brasil Solidário promove ação presencial em São Paulo, reunindo educadores para uma troca de experiências e treinamento sobre o uso dos jogos nas escolas. A formação incluirá discussões sobre a inclusão da educação financeira e fiscal de forma transversal no currículo escolar, além de incentivar o uso dos recursos de forma colaborativa entre as disciplinas. A atividade acontece das 8h às 14h, na sede da Diretoria Leste 3 (R. Isabel Urbina, 200 – Jardim Bonifácio, São Paulo – SP, CEP: 08253-210).
Como aderir ao projeto de educação financeira?
O projeto segue aberto para adesão de novos municípios e escolas, com a expectativa de alcançar ainda mais alunos em todo o Brasil e fortalecer a educação financeira nas escolas públicas. As cidades interessada podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário.