🚨 O Pará lidera o ranking nacional de violência contra defensores de direitos humanos, segundo estudo de Justiça Global e Terra de Direitos. Mesmo sendo sede da COP30, o estado concentra ataques contra quem protege a Amazônia.
O Pará vive um cenário alarmante de violência contra pessoas e coletivos que defendem direitos humanos. Segundo o estudo Na Linha de Frente — Violência contra Defensoras e Defensores de Direitos Humanos no Brasil (2023–2024), realizado pelas organizações Justiça Global e Terra de Direitos, o estado lidera o ranking nacional, com 103 casos registrados, o que representa 21,2% de todos os ataques no país.
Entre os assassinatos, o Pará ocupa a vice-liderança, ficando atrás apenas da Bahia. A maior parte das vítimas (94%) atua na defesa do meio ambiente e dos territórios tradicionais, ou seja, está na linha de frente da proteção da Amazônia.
A contradição é evidente: o mesmo estado que receberá a COP30, conferência global da ONU sobre o clima em 2025, é também o que mais concentra ataques contra quem protege a floresta e os povos amazônicos.
🔔 Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar nossas coberturas e análises.
#DireitosHumanos #Amazônia #Pará #COP30 #JustiçaGlobal #TerraDeDireitos #Clima #MeioAmbiente #DefensoresDeDireitos #COP2025 #Brasil
📲 O que é notícia acontece aqui!
Acesse TVT News em https://tvtnews.com.br
8