O candidato de extrema direita José Antonio Kast obteve neste domingo (14) uma ampla vantagem sobre sua adversária de esquerda Jeannette Jara e é o novo presidente do Chile, segundo os resultados da apuração oficial. Leia em TVT News, com informações da AFP.
Resultados do 2º turno no Chile dão ampla vantagem a José Antonio Kast
Santiago, Chile, com informações da AFP
Neste domingo, os chilenos se inclinaram para a eleição do candidato mais à extrema-direita desde o fim da ditadura de Pinochet, há 35 anos: os resultados oficiais do segundo turno das eleições presidenciais mostram José Antonio Kast com ampla vantagem sobre a comunista Jeannette Jara, que representa uma coalizão de esquerda.
Kast, um advogado ultraconservador de 59 anos, somava 60% dos votos, enquanto sua adversária de origem comunista e representante de uma coalizão de centro-esquerda, obtinha 40%, com 20% das urnas apuradas, informou o Serviço Eleitoral (Servel).
No centro de Santiago, apoiadores de Kast começaram a soar as buzinas dos automóveis em sinal de triunfo, constataram os correspondentes da AFP.

Jeannette Jara reconhece derrota no 2º turno das eleições no Chile
A candidata Jeannette Jara, que representa uma coalizão de esquerda no Chile, admitiu, neste domingo (14), sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais para o candidato de extrema direita José Antonio Kast.
“A democracia falou alto e claro. Acabo de me comunicar com o Presidente eleito [José Antonio Kast] para lhe desejar sucesso pelo bem do Chile”, escreveu ela em seu perfil na rede social X.
