O jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, nesta quinta-feira (10), foi interrompido por conta de uma confusão generalizada no Chile. Saiba mais em TVT News.
Durante a partida, torcedores do time chileno quebraram vidros e grades que separavam as arquibancadas do gramado no Estádio Monumental de Santiago. Eles invadiram o campo e chegaram a arremessar pedaços de ferro no gramado, provocando a suspensão do jogo por falta de segurança. Os jogadores precisaram correr para o vestiário.
Com a situação fora de controle e torcedores invadindo o gramado, a arbitragem optou por cancelar o restante do confronto, diante da falta de segurança para sua continuidade.
O jogo foi suspenso aos 24 minutos do segundo tempo, com o placar ainda empatado em 0 a 0.
Confira abaixo as imagens da confusão:
torcedores do colo-colo invadiram o campo de jogo
— out of context brasileirão (@oocbrsao) April 11, 2025
os jogadores do fortaleza tiveram que sair correndo para os vestiários pic.twitter.com/hVAfdREulA
Confusão começou antes do jogo
De acordo com o jornal La Tercera, um dos principais veículos de comunicação do Chile, a invasão ao gramado foi um ato de protesto motivado pela morte de dois torcedores nas imediações do estádio, momentos antes do início da partida.
As vítimas foram uma jovem de 18 anos e um adolescente de 13. Testemunhas relataram que, durante uma tentativa de ingresso forçado ao estádio, cercas de proteção caíram, resultando na morte de ambos.
As autoridades ainda investigam o que causou as mortes dos dois torcedores do Colo-Colo. Duas principais hipóteses estão sendo analisadas: a possibilidade de uma viatura policial ter atropelado as cercas caídas, atingindo as vítimas, ou a ocorrência de uma avalanche humana provocada pelo tumulto na entrada do estádio.
Segundo o promotor de Flagrância Oriente, Francisco Mores, “neste momento, o que se sabe é que uma das barras esmagou os dois jovens”.
Ele também acrescentou que as câmeras estão sendo analisadas e várias operações policiais estão sendo realizadas para determinar quem são os responsáveis pela tragédia.
Clima tenso nos arredores do Estádio Monumental, em Santiago. Confronto entre torcedores do Colo Colo e a polícia chilena.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 11, 2025
📽️: Reprodução pic.twitter.com/7IxRYj0Lsh
Durante a confusão, barras de ferro foram usadas na tentativa de invasão e também arremessadas para dentro do campo. O repórter Mendel Bydlowski, da ESPN, que estava presente na cobertura da partida, mostrou uma dessas barras pontiagudas encontradas no gramado, evidenciando o nível de violência do episódio. Veja abaixo:
Mendel Bydlowski, da ESPN, mostra uma das barras de ferro arremessadas no gramado da partida entre Colo-Colo x Fortaleza pic.twitter.com/CMhVHuKkkO
— ⚽ (@DoentesPFutebol) April 11, 2025
Jogo entre Colo-Colo e Fortaleza é cancelado
Cerca de uma hora e meia após a suspensão da partida, a Conmebol confirmou oficialmente o cancelamento do jogo. A partir de agora, o caso será analisado pela Comissão Disciplinar da entidade.
“A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, devido à falta de garantias de segurança do clube local e das autoridades de segurança locais para assegurar a continuidade da partida entre Colo Colo (CHI) e Fortaleza (BRA) pela Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, o jogo está cancelado.
Além disso, acrescentou que, levando em conta que todos os processos estabelecidos no Manual de Clubes foram seguidos, o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações. Todas as informações sobre os fatos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”
Posição da Conmebol
A Conmebol através de nota em suas redes sociais, lamentando as mortes.
A CONMEBOL lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) April 11, 2025
Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos.
Estamos juntos neste…
Chefe da Segurança do Chile apresenta renuncia do cargo
O ministro da Segurança do Chile, Luis Cordero anunciou a saída de Pamela Venegas do comando do programa Estádio Seguro na madrugada desta sexta-feira (11), devido a forte repercussão e críticas à gestão da segurança em eventos esportivos no país.
O Departamento de Estádio Seguro, ligado ao Ministério do Interior do Chile, foi criado em 2011 com a missão de combater a violência nos estádios. Ele atua na implementação da Lei 19.327, coordenando ações com a ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional), autoridades regionais e os Carabineros para garantir segurança nos eventos de futebol profissional. O objetivo é transformar os estádios em espaços seguros de convivência e lazer para os torcedores.
Policial é indiciado
Ainda segundo Luis Cordero, um policial que dirigia um veículo com gás lacrimogêneo, foi indiciado pela morte dos torcedores.
Segundo a investigação, o oficial pode ter atropelado os torcedores ao passar por cima da cerca caída, onde as vítimas estariam presas após a tentativa de invasão em massa ao Estádio Monumental.
Fortaleza se pronuncia
O Fortaleza se pronunciou por meio de notas nas redes sociais, tranquilizando os torcedores, informando que todos os jogadores e membros do clube ficaram seguros após a invasão no campo.
“O Fortaleza informa que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão de alguns torcedores do Colo-Colo em campo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago.“
O Fortaleza informa que todos os atletas, diretores, comissão e staff estão bem e seguros após a invasão de alguns torcedores do Colo-Colo em campo, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. #FortalezaEC
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 11, 2025
O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, atualiza sobre o cenário da partida e dos torcedores presentes no Estádio Monumental David Arellano, no Chile.#FortalezaEC pic.twitter.com/9I9zvEwe8o
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 11, 2025
Punições
Como mandante, o Colo-Colo pode ser punido com a perda da partida, com placar de 3 a 0 a favor do Fortaleza, conforme previsto no regulamento da competição.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se manifestou na manhã desta sexta-feira (11), através de uma nota oficial, e pediu que a Conmebol declare vitória do time brasileiro após o ocorrido.
“A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.”
Torcida do Colo-Colo se pronuncia
A principal torcida organizada do Colo-Colo, a Garra Blanca, se manifestou oficialmente, em sua declaração, a torcida expressou pesar pelas mortes dos dois torcedores e exigiu uma investigação rigorosa sobre as causas do incidente, além de reforçar a necessidade de mais segurança em eventos esportivos para evitar futuras tragédias.
“Odiamos e odiaremos os assassinos do Estado, que matam sem lei e sem arrependimento por suas ações… policiais bastardos! Somos a equipe mais grande do Chile, e mais uma vez nos roubam duas vidas que, a partir de agora, nos animarão do céu”, escreveu a organizada em publicação nas redes sociais.
“Duas vidas valem mais que 3 pontos, mas não queremos deixar de lado as ações de alguns que só aparecem para a foto, sem ter valores nem respeito pelas pessoas falecidas. E ainda se acham torcidas organizadas? Não!”, finaliza a publicação.
Histórico de violência na Libertadores
No mundo do futebol, a Libertadores da América é conhecida por ter jogos muito disputados e às vezes episódios de violência, dentro e fora do campo. Mas nestas últimas temporadas apareceram também casos de racismo.
No dia 7 de março, o jogador Luighi, do Palmeiras, foi ofendido num jogo contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pela Libertadores Sub-20.
Mais recentemente, nesta semana, o time paraguaio veio enfrentar o Palmeiras em São Paulo e desta vez, um torcedor paraguaio foi vítima de racismo.
A principal crítica que se faz à Conmebol, é a falta de medidas de combate tanto ao racismo, como à violência.