Líderes, políticos e movimentos lamentam morte de Mujica

Presidente do Uruguai enalteceu "profundo amor" de Mujica pelo seu povo
lideres-politicos-e-movimentos-lamentam-morte-de-mujica-em-nome-do-governo-lula-itamaraty-classificou-mujica-como-um-dos-mais-importantes-humanistas-de-nossa-epoca-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Em nome do governo Lula, Itamaraty classificou Mujica como "um dos mais importantes humanistas de nossa época". Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica morreu nesta terça-feira (13) no Uruguai. Diante da fatídica notícia, políticos de todo o mundo lamentaram a perda do maior líder político da América Latina na atualidade. Veja em TVT News.

Repercussão da morte de Pepe Mujica

Tamanha repercussão, que revela a importância do “presidente mais pobre do mundo”, fez o nome de Pepe Mujica figurar entre os assuntos mais comentados da rede social X (Ex-Twitter) poucos minutos após o anúncio da perda irreparável.

Um dos primeiros a se manifestar foi o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, integrante da Frente Ampla, o mesmo grupo político de Pepe. Com “profunda dor” ele comunicou a perda do “companheiro”. “Presidente, militante, referência e condutor. Vamos sentir muita saudade Velho querido. Obrigado por tudo o que nos deu e por teu profundo amor por teu povo”, escreveu Orsi.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, citou Mujica como “exemplo para a América Latina e o mundo como um todo, pela sabedoria, pensamento e sensibilidade que o caracterizaram”.

Outro líder da esquerda latino-americana a se manifestar foi o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Ele chamou Mujica de “um grande revolucionário”. E desejou que um dia a América Latina tenha um “hino”, em alusão à integração da região – a chamada “Pátria Grande”, que tinha no líder uruguaio um dos seus maiores defensores.

“Um mundo melhor. Nisso acreditou, militou e viveu Pepe Mujica. A política ganha sentido quando se vive assim, com o coração”, escreveu o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Ele ainda classificou o ex-guerrilheiro uruguaio como “eterno”.

O ex-presidente argentino Alberto Fernández disse Mujica – que não tinha religião – mesmo “sem ser, foi o melhor dos cristãos”. Também afirmou que o colega é um exemplo para uma política que banaliza tudo atualmente. “Sem (o papa) Franciso e sem Pepe, o mundo se entristece e se enfraquece.”

Já o ex-presidente boliviano Evo Morales afirmou que “doi profundamente” a perda daquele a quem chamou de “irmão”, e disse lembrar sempre de seus conselhos “cheios de experiência e sabedoria”. “Ele era um fervoroso defensor da integração e da Grande Pátria. Seus ensinamentos e seu grande exemplo permanecem”, declarou.

Brasil chora a perda de Mujica

No Brasil, partidos, movimentos sociais e políticos também se comoveram com a morte do líder uruguaio. Em mais solene, e falando em nome do governo Lula, o Ministério das Relações Exteriores lamentou “com profundo pesar” a partida de Pepe Mujica.

“Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”.

O Itamaraty lembrou ainda que Lula condecorou “Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o brasileiro se referiu ao colega como como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

pepe-mujica-jose-alberto-pepe-mujica-cordano-e-um-politico-da-esquerda-da-america-latina-e-agricultor-uruguaio-foi-presidente-do-uruguai-entre-2010-e-2015-apos-deixar-a-presidencia-foi-senador-de-marco-de-2015-ate-agosto-de-2018-foto-wikimedia-commons-tvt-news
05/12/2024 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Ao lado, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a pasta, em nota.

O Partido dos Trabalhador adotou tom lacônico, utilizando fotos de Mujica com Lula em homenagem.

Já o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) espera que o legado de Pepe “siga acendendo esperanças”.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) disse que Mujica lutou “por um mundo melhor”. “Foi isso que ele, o maior líder humanitário do nosso tempo, fez, durante seus 89 anos de vida”, destacou.

Os senadores Teresa Leitão (PT-PE) e Humberto Costa (PT-PE) também prestaram as devidas homenagens ao grande líder da esquerda latino-americana. Teresa destacou a “humildade, coerência ética e compromisso com a justiça social” do uruguaio. “Sua luta jamais será esquecida”, disse Costa.

Do mesmo modo, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) destacou que ele lutou contra a ditadura no seu país e defendeu valores sociais relevantes. Guilherme Boulos (Psol-SP) chamou Pepe de “Grande Mestre”.

Veja entrevista de Pepe Mujica à TVT News

TVT News exibe a entrevista “Melhor e Mais Justo” realizada com o Pepe Mujica, em 2015.

Veja galeria de imagens de Pepe Mujica

Veja também: as notícias mais lidas da TVT News

Veja quais são as notícias mais lidas do último mês na TVT News

Assuntos Relacionados