Nesta terça-feira (22), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o local de prova do Enem 2024.
Os estudantes devem conferir com antecedência a localização onde deverão fazer a prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na Página do Participante. O documento também informa o número de inscrição, data e hora.
Em caso de atrasos ou de comparecer no local de prova errado, o estudante será impossibilitado de realizar o exame. Isso acontece porque cada caderno de prova do Enem é codificado com os dados do respectivo aluno que deve preenchê-lo, posteriormente é enviado para o local fornecida pelo Inep.
Leia mais: UnB aprova cotas para pessoas trans em cursos de graduação
A organização é similar com a distribuição das urnas eletrônicas nas eleições, o que impossibilita que outra pessoa preencha o gabarito ou que o aluno faça de outro local que não seja onde está a sua respectiva prova.
Como é o Enem 2024?
O exame que pode garantir a vaga na faculdade dos sonhos, seja ela pública por meio do SiSU, particular com bolsa do Prouni ou ainda, particular com o financiamento do FIES, acontece nos dois primeiros domingos de novembro (3 e 10).
Leia mais: Misoginia na prova da FGV, em Macaé
No primeiro dia, serão aplicadas 45 questões de Linguagens e 45 de ciências humanas, acompanhadas de uma redação dissertativa-argumentativa sobre um problema atual da sociedade brasileira. O candidato terá 5h30 minutos para preencher todo o gabarito e escrever o texto.
Já no segundo dia é aplicada a prova de exatas. São 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Os estudantes terão 5h para realizar todo o exame e preencher o gabarito.
Nos dois dias, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mas o exame só inicia a partir das 13h30. Ao final, os três últimos estudantes a finalizar a prova precisam aguardar todos entregarem o exame, como sistema de segurança antifraude.
O que pode levar para o local de prova do Enem 2024?
O aluno pode levar comida e bebida para o local de prova. Não há limite de quantidade, mas as embalagens devem estar lacradas.
É exigido que cada candidato esteja portando um documento com foto físico ou virtual dos aplicativos oficiais do governo. A partir desse ano não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O) em caso de perda dos documentos físicos.
Leia mais: Celular em sala desafia dia a dia de professores, dizem pesquisadores
Também é permitido levar o celular para o local de prova do Enem, mas ele deve permanecer desligado e lacrado dentro da uma embalagem fornecida pelos aplicadores. Caso o aparelho ligue e toque durante a realização do exame, o candidato será imediatamente desclassificado.
Por Emilly Gondim