Lula celebra aumento de mulheres e negros em nova turma do Itamaraty

Presidente disse que a diversidade do Brasil tem de estar representada entre estudantes
Formatura da turma Esperança Garcia 2022/2023 Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou nesta segunda-feira (16)  “orgulho” pela formação de um número crescente de pessoas negras e mulheres como diplomatas pelo Instituto Rio Branco. Em cerimônia no Palácio Itamaraty, o presidente destacou aos formandos que o Brasil é um país diverso e elogiou as diferentes representações de gênero e raça entre os alunos.

“Vocês não imaginam o orgulho que eu tenho de saber que essa turma é a turma que tem mais mulher e é a turma que tem mais gente negra. É uma coisa extraordinária, porque assim a gente vai colocando o Brasil em todas as suas representações”, destacou o presidente.

Lula também comentou que recentemente participou de uma cerimônia no Judiciário e observou uma predominância de brancos no evento. “Esses dias, estive na posse de um ministro em um tribunal. Era uma supremacia branca que não condiz com a realidade brasileira. Não vi nenhum aluno do ProUni, nenhum aluno do Fies. Parecia outro mundo.”

O evento no Palácio Itamaraty marcou a formatura da turma “Esperança Garcia 2022/2023”. O chanceler Mauro Vieira ressaltou que este é o grupo mais diverso que já integrou o ministério. A turma é formada por 21 homens e 15 mulheres, a maior proporção feminina na história da instituição. Além disso, dos 36 diplomatas formados, dez são negros, o maior número absoluto até o momento.

Assuntos Relacionados