Lula completa 79 anos; relembre a trajetória do presidente

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco
lula-completa-79-anos-neste-domingo-lula-completa-79-anos-no-dia-27-de-outubro-foto-ricardo-stuckert-tvt-news
Lula completa 79 anos no dia 27 de outubro. Foto: Ricardo Stuckert

Lula completa 79 anos! Para comemorar o 79° aniversário do presidente Lula, a TVT News relembra, para você, a trajetória do primeiro operário a se tornar presidente do Brasil.

lula-completa-79-anos-neste-domingo-lula-no-sindicato-dos-metalurgicos-foto-de-jesus-carlos-para-o-jornal-em-tempo-tvt-news
Lula no Sindicato dos Metalúrgicos. Foto de Jesus Carlos, para o jornal Em Tempo

Lula completa 79 anos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, completa 79 anos neste domingo (27). Essa é a 10ª vez que ele celebra a data no posto mais alto da política brasileira. Curiosamente, a data de nascimento do presidente consta em documentos como 6 de outubro, resultado de uma confusão no momento em que a mãe, Dona Lindu, conseguiu registrar os filhos anos depois de seus nascimentos.

Relembre os principais momentos dos 79 anos do Presidente Lula


Qual a origem do presidente Lula


Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 em Caetés, que hoje é um município, mas na época fazia parte de Garanhuns, em Pernambuco. Aos sete anos, ele e a mãe, Dona Lindu, migraram para o Guarujá, no litoral de São Paulo, em uma longa viagem que durou quase duas semanas, feita em um caminhão “pau de arara”.

Chegou a São Paulo em 1956 e passou a viver com a família nos fundos de um bar no bairro do Ipiranga. Em 1962, Lula formou-se como torneiro mecânico por meio de um curso do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Um ano após a formação, ele sofreu um acidente que resultou na perda do dedo mínimo da mão esquerda, que se tornou um símbolo de sua luta pela classe trabalhadora.

Lula casou-se três vezes. A primeira esposa, Maria de Lourdes, faleceu em 1970 devido a complicações de uma gravidez de risco, assim como seu primeiro filho. Em 1974, ele conheceu Marisa Letícia (1950-2017), que também era viúva, e juntos tiveram quatro filhos. O mais recente casamento foi em 2022, com a socióloga Rosângela Silva, carinhosamente conhecida como Janja.

Lula: de operário a líder político


Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante sua gestão, o sindicato liderou greves de operários que contribuíram para enfraquecer a ditadura militar. Em 1980, iniciou sua carreira política partidária com a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em 1982, Lula concorreu ao governo do Estado de São Paulo, terminando em quarto lugar, com menos de 10% dos votos. Três anos depois, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do movimento Diretas Já.

Em 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do país e integrou a Assembleia Constituinte. Em 1989, disputou as eleições presidenciais, mas perdeu no segundo turno para Fernando Collor de Mello. Em 1994, foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso e, em 1998, perdeu novamente para FHC no primeiro turno, surpreendido pela emenda que permitiu a reeleição.

 lula-completa-79-anos-neste-domingo-lula-durante-a-assembleia-constituinte-foto-reproducao-instituto-lula-tvt-news
Lula durante a Assembleia Constituinte. Foto: Reprodução Instituto Lula

A impopularidade de FHC no segundo mandato e a crise provocado pela agenda neoliberal abriram espaço para Lula, que venceu a presidência da República em 2002.

Primeiro mandato de Lula como presidente

Em 27 de outubro de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez presidente da República Federativa do Brasil, aos 57 anos, conquistando quase 53 milhões de votos. Na chapa vitoriosa, o empresário e senador José Alencar, do PL de Minas Gerais, ocupou a vice-presidência.

Na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral, Lula emocionou-se ao afirmar que o diploma de presidente da República era o primeiro que havia recebido na vida.

No mesmo ano, a Convenção Nacional do PT aprovou uma ampla aliança política que incluía o PL, PCdoB, PCB e PMN, fundamentada em um programa de governo voltado para resgatar as dívidas sociais do país com a maior parte da população brasileira.

Durante seu primeiro mandato, Lula organizou o Brasil e preparou o país para um crescimento econômico sustentável, promovendo avanços sociais significativos e melhorando a distribuição de renda. Esses resultados foram impulsionados por políticas de valorização do salário mínimo, uma geração recorde de empregos e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.


Segundo mandato de Lula como presidente

Em 1º de janeiro de 2007, Lula assumiu o segundo mandato como presidente da República. No mesmo ano, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) colocou o Brasil na lista das nações com alto Índice de Desenvolvimento Humano.

Em 2008, a agência de risco Standard & Poor’s concedeu à economia brasileira o chamado grau de investimento, sendo seguida pelas agências Fitch e Moody’s. Também em 2008, a Petrobras realizou um feito inédito: a extração de petróleo da camada do pré-sal, localizada a mais de 7 mil metros de profundidade em águas oceânicas.

lula-completa-79-anos-neste-domingo-em-2024-lula-ganhou-premio-da-fundacao-de-bill-gates-em-reconhecimento-a-luta-contra-a-fome-foto-ricardo-stuckert-tvt-news
Em 2024 Lula ganhou prêmio da fundação de Bill Gates em reconhecimento à luta contra a fome. Foto: Ricardo Stuckert

Foi em 2008, ano em que o banco Lehman Brothers, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, quebrou e, consequentemente vários países anunciassem planos de socorro à economia, o Brasil, sob comando de Lula, foi na contramão e expandiu a economia do país, fruto de políticas voltadas para a redução dos juros e impostos, estímulos ao consumo, oferta de crédito, política de recuperação do salário mínimo e mais investimentos em programas sociais e em infraestrutura.

Na cúpula do G20, em 2009 em Londres, a BBC vazou um elogio de Barack Obama a Lula. Ao cumprimentar o presidente do Brasil, Obama comentou que o Brasil chegou a 2010 com a economia em crescimento, reservas cambiais de US$ 300 bilhões, inflação sob controle, recordes em empregos, aumento real do salário mínimo de 53,5%, milhões de brasileiros integrados na classe média e o marco legal da exploração de petróleo aprovado.

Com popularidade recorde, chegando a 87%, Lula elegeu sua sucessora Dilma Rousseff à presidência da República, no segundo turno do pleito, com 11 milhões de votos à frente do segundo colocado, José Serra.


Condenação sem provas na Lava Jato

Fora da presidência em 2011, Lula dedicou-se a organizar o Instituto Lula e a dar palestras, quando foi diagnosticado com câncer na laringe. Após intenso tratamento, os médicos informaram, em fevereiro de 2012, que o tumor havia sido eliminado.

Dois anos depois, a Operação Lava-Jato começou a perseguir Lula de forma sem precedentes, resultando em retrocessos significativos para a democracia brasileira e economia. A Petrobras, que em 2008 iniciara a exploração do pré-sal, sofreu impactos severos, e grandes empreiteiras faliram.

Apesar da intensa cobertura midiática, a Lava-Jato não impediu a reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Em 4 de março de 2016, Lula foi alvo de condução coercitiva ilegal por Sérgio Moro. Em maio do mesmo ano, a Câmara dos Deputados abriu um processo de impeachment contra Dilma, um golpe, que resultou no afastamento e substituição de Dilma por Michel Temer.

Em julho de 2016, Lula tornou-se réu na Lava-Jato e, em fevereiro de 2017, sofreu a perda de sua esposa Marisa Letícia. No mesmo ano, foi condenado em primeira instância. Em janeiro de 2018, já como favorito nas eleições, Lula foi julgado culpado em segunda instância e tornou-se inelegível, num processo viciado e sem provas.

Em 7 de abril de 2018, Moro decretou a prisão de Lula e ele se entregou à Polícia Federal após uma missa com uma grande multidão. Durante a detenção, enfrentou a perda do irmão e do neto Arthur, de sete anos. Na prisão, Lula recebeu visitas de líderes políticos, incluindo o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Esquivel e o futuro presidente argentino Alberto Fernández. Movimentos sociais organizaram a Vigília Lula Livre, que durou de 7 de abril de 2018 até a libertação em 8 de novembro de 2019.

Após 1 ano, 7 meses e 1 dia (580 dias) encarcerado na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), a anulação sua sentença pelo STF ocorreu devido à incompetência do tribunal de Curitiba e à parcialidade de Moro. Os direitos políticos de Lula foram restaurados em março de 2021, com a anulação de todas as condenações.

lula-completa-79-anos-neste-domingo-lula-reverteu-a-perseguicao-da-lava-jato-e-voltou-a-presidencia-do-brasil-foto-reproducao-instituto-lula-tvt-news
Lula reverteu a perseguição da Lava Jato e voltou à Presidência do Brasil. Foto: Reprodução Instituto Lula


Terceiro mandato do Presidente Lula: o pacto pela democracia

Em 2022, Lula formou uma ampla rede de apoios, reunindo personalidades e políticos de diversos partidos em torno de sua candidatura à presidência da República. Geraldo Alckmin, seu adversário na eleição de 2006, ingressou na disputa como vice de Lula.

Após uma acirrada campanha eleitoral, Lula tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a presidência da República por três vezes, eleito pela vontade soberana do povo. Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras lhe concederam a maior votação da história.

lula-completa-79-anos-neste-domingo-no-terceiro-mandato-aos-79-anos-lula-tem-o-compromisso-de-reconstruir-o-brasil-foto-reproducao-instituto-lula-tvt-news
No terceiro mandato, aos 79 anos, Lula tem o compromisso de reconstruir o Brasil. Foto: Reprodução Instituto Lula

Em 1º de janeiro de 2023, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por representantes da diversidade do povo brasileiro.

Lula completa 79 anos durante o terceiro mandato da Presidência da República do Brasil com o compromisso de salvar as instituições democráticas.

Assuntos Relacionados