Lula é recebido pelo Imperador do Japão

É muito raro o Imperador do Japão receber chefes de Estado; o único deste ano é Lula
lula-e-recebido-pelo-imperador-do-japao-lula-e-a-primeira-dama-janja-ao-lado-do-imperador-naruhito-e-da-imperatriz-masako-em-toquio-no-japao-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula e a primeira-dama, Janja, ao lado do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako em Tóquio, no Japão. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente Lula é recebido pelo Imperador do Japão, Naruhito, e inicia agenda oficial no Japão. Acompanhe na TVT News a agenda de Lula no Japão.

Lula e Janja são recebidos por casal imperial do Japão

A quinta visita de Lula ao país asiático é sua primeira visita de Estado e marca os 130 anos de relações diplomáticas Brasil–Japão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja, deu início na manhã desta terça-feira, 25 de março, no horário local, à agenda oficial de sua visita ao Japão, ao ser recebido pelo Imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako e participar da Cerimônia de Boas-Vindas, no Palácio Imperial, em Tóquio.

Após ouvir os hinos nacionais de Brasil e Japão e passar em revista as tropas, o presidente brasileiro, ao som de Aquarela do Brasil, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso, cumprimentou as delegações de ambas as nações. Então, reuniu-se com o Imperador Naruhito no Palácio Imperial, mesmo local onde, na noite desta terça-feira, ele participa de jantar em sua homenagem. Na saída, o presidente ouviu a execução de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Apesar de ser a quinta visita de Lula ao Japão, esta é sua primeira visita de Estado. O Japão tem por tradição realizar apenas uma visita de Estado por ano. A última, contudo, ocorreu em 2019 com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Desde então, em função da pandemia de Covid-19, não houve nenhuma. A relação entre Brasil e Japão foi elevada ao status de Parceria Estratégica Global em 2014, durante visita do então primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.

Ainda nesta terça, Lula participa de reunião com integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Quem é o Imperador do Japão?

O Imperador do Japão é o chefe de Estado e símbolo da unidade nacional, de acordo com a Constituição japonesa. No entanto, seu papel é cerimonial e representativo, sem poder político, já que o país é uma monarquia constitucional governada por um primeiro-ministro e um parlamento.

Atualmente, o imperador do Japão é Naruhito, que assumiu o trono em 2019 após a abdicação de seu pai, o imperador Akihito. Ele é o 126º imperador da linha sucessória, que remonta a mais de 2.600 anos, tornando a monarquia japonesa a mais antiga do mundo ainda em existência.

Por que o Imperador do Japão só recebe um chefe de Estado por ano?

O Imperador do Japão mantém uma agenda de compromissos muito formal e restrita, seguindo a tradição da família imperial. Entre suas atividades estão cerimônias religiosas, eventos protocolares e compromissos diplomáticos.

A restrição de apenas um chefe de Estado por ano acontece por alguns motivos:

  1. Tradição e formalidade: O protocolo imperial japonês é altamente rigoroso e busca manter a solenidade dos encontros de Estado.
  2. Papel simbólico e não político: Como o imperador não tem poder político, suas interações diplomáticas são limitadas para reforçar sua posição como símbolo nacional, sem influências diretas na política externa.
  3. Exclusividade e prestígio: A escolha de apenas um líder estrangeiro por ano dá um caráter especial ao encontro e reforça a importância da relação do Japão com aquele país específico.

Assim, quando um chefe de Estado é recebido pelo imperador japonês, isso representa um gesto altamente simbólico, demonstrando uma relação de destaque entre o Japão e o Brasil.

lula-e-recebido-pelo-imperador-do-japao-presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-durante-cerimonia-de-boas-vindas-palacio-imperial-do-japao-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de boas-vindas. Palácio Imperial do Japão. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Agenda de Lula no Japão

Na quarta-feira (26/3), o presidente Lula terá o dia mais cheio da visita ao Japão. A agenda prevê reunião com sindicatos japoneses e participação no Fórum Empresarial Brasil-Japão. Pelo lado brasileiro, estarão empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia, entre outros.

No fim da tarde, Lula se reúne com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka. Na sequência, ambos participam de Cerimônia de Assinatura de Atos. Depois, será oferecido um jantar a Lula e à comitiva. Prevê-se a assinatura de acordos bilaterais em áreas como ciência e tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação, pesca, recuperação de pastagens/terras agrícolas, entre outras. 

A visita prossegue até quinta-feira, 27 de março, quando o presidente parte para Hanói, no Vietnã, para a segunda parte da viagem à Ásia. Esta será a quinta visita de Lula ao Japão e a primeira visita de Estado.

130 anos da relação Brasil e Japão

O Brasil conta com a maior população nipo-descendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, e o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com 210 mil nacionais. Em 2025, comemoram-se os 130 anos das relações diplomáticas Brasil–Japão. Ano passado, Brasil e Japão registraram intercâmbio comercial de US$ 11 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 146,8 milhões. O Brasil exporta principalmente carne de aves (frescas ou congeladas), alumínio, carne suína, celulose, café e minério de ferro. Já as importações são compostas por partes e acessórios de veículos, instrumentos e aparelhos de medição, motores de pistão e demais produtos da indústria de transformação.

O Brasil conta com a maior população nipo-descendente fora do Japão, estimada em mais de 2 milhões de pessoas, e o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com 210 mil nacionais.

Com informações da Agência Gov

Assuntos Relacionados