Lula segue ganhando as eleições de 2026, diz AtlasIntel e Bloomberg

Jair Bolsonaro ainda é considerado em pesquisas, mesmo inelegível e preso, mas perde para Lula
lula-segue-ganhando-as-eleicoes-de-2026,-diz-atlasintel-e-bloomberg-presidente-lula-foto-ricardo-stuckert/pr-tvt-news
Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva vence com vantagem Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Flávio Bolsonaro. No último cenário, Fernando Haddad assume o lugar de Lula e vence os atuais governadores de São Paulo, Goiás e Paraná. Veja os dados na TVT News.

Nesta terça-feira (2), a AtlasIntel e Bloomberg divulgou uma pesquisa eleitoral que tem 1 ponto percentual de margem de erro. O levantamento conversou com mais de 5 mil pessoas para saber em quem elas votariam se as eleições presidenciais de 2026 ocorresem no próximo final de semana.

Em todos os quatro cenários em que Lula aparece, o petista vence com folga. No primeiro, o atual presidente reúne 48,4% da intenção de votos e vence o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que fica com apenas 32,5%.

Na sequência, o petista é colocado para disputar o primeiro turno contra Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama e esposa de Jair Bolsonaro que se encontra preso por tentativa de golpe. Lula vence com 20 pontos percentuais de vantagem.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reúne apenas 16,9% da intenção de votos, segundo o segundo colocado no terceiro cenário. Lula segue consolidado com os 48.5%.

Na última cena em que considera Lula, o atual presidente fica com 47.3% da intenção dos votos. Em segundo lugar, aparece Flávio Bolsonaro, com apenas 23.1%.

Por último, a pesquisa do AtlasIntel e Bloomberg, considerou a possibilidade de Lula não disputar a reeleição. Nesse caso, quem assumiria a disputa pelo Partido dos Trabalhadores (PT) seria o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O professor da USP recebe, quase integralmente, os votos de Lula e fica com 44,4%. O governador Tarcísio de Freitas fica com 32,3%.

Segundo turno, Lula segue vencendo

Em embate contra Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro (inelegível), Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite, o petista vence e amplia vantagem de forma crescente.

A vitória contra Tarcísio é por dois pontos percentuais, mas a diferença está acima da margem de erro. Gradativamente a diferença se torna maior entre os outros nomes da direita e amplia os votos brancos, nulo ou não sei.

Michelle perde de dois pontos também, porém mesmo entre os bolsonaristas o nome da ex-primeira dama não é bem recebido. Nos últimos dias, os filhos mais velhos de Jair brigaram com a madrasta em relação ao acordo do Partido Liberal (PL) com Ciro Gomes.

Assuntos Relacionados