Lula indica Jorge Messias para o STF

Próxima etapa será a sabatina no Senado, ainda a ser marcada
lula-indica-jorge-messias-para-o-stf-ministro-da-advocacia-geral-da-uniao-jorge-messias-durante-reuniao-ministerial-palacio-do-planalto-brasilia-df-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Indicado para o STF., Ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, durante Reunião Ministerial. Palácio do Planalto – Brasília (DF) Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula indicou nesta terça (21/10) o Advogado Geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Barroso no STF. Leia em TVT News.

Jorge Messias é o indicado para a vaga no STF

O Advogado Geral da União, Jorge Messias, foi indicado por Lula para ser ministro do Supremo Tribunal Federal.

Agora, cabe ao Senado marcar a sabatina de Messias, seguida das votações na Comissão e no plenário da casa para que ele assuma a vaga deixada com a aposentadoria do ministro Barroso.

Jorge Messias tem 45 anos e é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Já foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Confira o currículo completo de Jorge Messias.

Lula publica nota confirmando a indicação de Jorge Messias

Leia a íntegra da nota do Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quinta-feira, 20 de novembro, o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. A oficialização da indicação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Advogado-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília – UnB (2018) e doutor pela mesma universidade (2023), onde lecionou como professor visitante. 

Foi subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Saúde e Consultor Jurídico do Ministério da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Procuradoria do Banco Central.

A partir da indicação, o nome de Jorge Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e aprovação pelo Plenário do Senado Federal.

Quem é Jorge Messias

Jorge Rodrigo Araújo Messias é Ministro da Advocacia-Geral da União desde 01 de janeiro de 2023. Ele tem 45 anos.

Jorge Messias é também professor da Unisanta / Grupo Santa Cecília, graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, (UFPE), em 2003.

agu-apuracao-movimentacoes-financeiras-tarifaco-o-advogado-geral-da-uniao-jorge-messias-foto-jose-cruz-agencia-brasil-tvt-news
O advogado-geral da União, Jorge Messias. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Messias é Doutor pela UNB (2024) e mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional também pela UNB (2018).

Jorge Messias ocupou os seguintes cargos:

  • Subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República;
  • Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil.;
  • Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação;
  • Consultor Jurídico do Ministério da Educação;
  • Consultor Jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Procurador do Banco Central do Brasil;
  • Procurador da Fazenda Nacional.

aposentadoria-de-barroso-e-publicada-e-nome-de-messias-ganha-forca-messias-defendeu-soberania-nacional-diante-dos-ataques-de-trump-foto-fabio-rodrigues-pozzebom-agenciabrasil-tvt-news
Messias defendeu soberania nacional diante dos ataques de Trump. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Jorge Messias é membro da Advocacia-Geral da União. Atuou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional na representação societária da União.

A área de pesquisa de Messias é em Law, Development and Innovation (Direito, Desenvolvimento e Inovação), Gestão Pública e nas áreas de Direito Empresarial, Direito do Estado e da Regulação e Direito Administrativo Econômico.

Assuntos Relacionados