Lula liga para Trump sobre o Conselho de Paz

Lula sugeriu que o Conselho de Paz de Gaza tenha assento para a Palestina
tvt-news-tvtnews-trump-lula-tarifaco
Lula e Trump durante encontro em 2025. Foto: Ricardo Stuckert /PR

O presidente Lula e Donald Trump conversaram por 50 minutos na manhã desta segunda. Na conversa, Lula e Trump:

  • combinaram encontro em fevereiro
  • Lula propôs que o Conselho de Paz se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina
  • conversaram sobre a situação na Venezuela; Lula ressaltou a importância da paz na região
  • comemoram o bom relacionamento entre os países

Confira como foi a conversa de Lula e Trump com a TVT News.

Lula conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Confira a nota completa, do Palácio do Planalto, sobre a conversa entre Lula e Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, hoje, 26 de janeiro, às 11 horas, conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao longo de cinquenta minutos, os dois líderes abordaram temas relacionados à relação bilateral e à agenda global.

Os presidentes trocaram informações sobre indicadores econômicos dos dois países, que apontam boas perspectivas para as duas economias. O presidente Trump afirmou que o crescimento econômico dos Estados Unidos e do Brasil é positivo para a região como um todo. 

Ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros. 

O presidente Lula reiterou proposta, encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro, de fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado.

Lula manifestou interesse em estreitar a parceria na repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, bem como no congelamento de ativos de grupos criminosos e no intercâmbio de dados sobre transações financeiras. A proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano. 

Ao comentar o convite formulado ao Brasil para que participe do Conselho da Paz, Lula propôs que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina.

Nesse contexto, reiterou a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança. 

No curso da conversa, Lula e Trump trocaram impressões sobre a situação na Venezuela. O presidente brasileiro ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano.

Os dois presidentes acordaram a realização de uma visita do presidente Lula a Washington após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro, em data a ser fixada em breve. 

bolsa-bate-recorde-e-dolar-cai-apos-reuniao-entre-lula-e-trump-bolsa-celebra-encontro-entre-lula-e-trump-foto-daniel-torok-casa-branca-tvt-news
Presidentes combinaram encontro em fevereiro. Foto: Daniel Torok/Casa Branca

Com informações do Palácio do Planalto

Gosto dele, disse Trump

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, confirmou em 20 de janeiro que convidou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para compor o que vem sendo chamado de Conselho da Paz, um colegiado de líderes internacionais, presidido pelo próprio chefe de Estado norte-americano, que será criado para supervisionar o trabalho de um Comitê Nacional para a Administração de Gaza (NCAG, na sigla em inglês).

Este comitê foi anunciado pela Casa Branca, na semana passada, e será responsável pela reconstrução da Faixa de Gaza, enclave palestino que foi praticamente destruído pelas forças militares de Israel ao logo dos últimos anos, com mais de 68 mil mortos. Saiba mais na TVT News.

“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no conselho da paz de Gaza”, disse Trump ao ser questionado por uma jornalista durante coletiva de imprensa em que fez um balanço do primeiro ano de seu segundo mandato. O mandato trumpista vai até janeiro de 2029.

Assuntos Relacionados