Lula busca reaproximação com Forças Armadas em almoço no Alvorada

Sugerido por Múcio, a reunião contará com os atuais e ex-comandantes da corporação
lula-busca-reaproximacao-forcas-armadas-almoco-alvorada-marcelo-camargo-agencia-brasil-tvt-news
O almoço ocorre às vésperas do desfile de 7 de setembro, com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma tentativa de reaproximação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta sexta-feira (5), um almoço informal com a cúpula e ex-comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada. O encontro, sugerido pelo ministro da Defesa, José Múcio, reunirá cerca de 20 convidados e ocorre em um momento político delicado, com a conclusão do julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe se aproximando no Supremo Tribunal Federal (STF). Saiba mais na TVT News.

Participam do almoço os atuais comandantes: do Exército, o general Tomás Paiva; da Marinha, o almirante de esquadra Marcos Olsen; e da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno. Também estarão presentes o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Amaro, e ex-comandantes que serviram em governos anteriores ao de Lula, reforçando o objetivo de estreitar pontes.

O caráter do almoço foi definido como “sem farda” e sem pauta formal, no esforço para criar um ambiente descontraído para tratar de temas de interesse da corporação.

7 de setembro

O almoço ocorre às vésperas do desfile de 7 de setembro, um evento que, neste ano, ganhou um peso simbólico especial. O governo avaliou que a tranquilidade e a normalidade das celebrações serão uma resposta contundente às acusações de articulação golpista contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus ex-auxiliares, muitos deles militares de alta patente.

A reunião com os comandantes é vista como uma forma de o presidente demonstrar que o Poder Executivo mantém uma relação profissional e respeitosa com as Forças Armadas, distinguindo a instituição das ações de indivíduos investigados pela Justiça.

7-de-seembro-efemérides-efeméride
Lula faz o coração em desfile da Independência em 2023. Foto: Ricardo Stuckert

Julgamento no STF

O pano de fundo da reunião é o iminente julgamento no STF dos envolvidos na trama golpista, que pode levar à condenação e prisão de réus de peso. Entre eles, o tenente-coronel Mauro Cid e os generais Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira.

O presidente Lula tem reiterado publicamente sua defesa do garantismo, princípio jurídico que assegura a ampla defesa e o devido processo legal a todos os cidadãos. No mesmo dia do almoço, ele recebe o jurista italiano Luigi Ferrajoli, um dos principais teóricos dessa doutrina. 

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados