O presidente Lula recebe nesta terça-feira (22) o presidente do Chile, Gabriel Boric. O chefe de Estado chileno vem ao Brasil em meio a uma série de encontros em que serão tratados acordos de cooperação e parcerias em diversas áreas da gestão pública e empresarial. Saiba mais em TVT News.
A recepção será seguida de encontro privativo entre os líderes, e depois de reunião ampliada entre autoridades governamentais e diplomáticas, além de almoço do Palácio do Itamaraty. Lula visitou o Chile em agosto do ano passado.
Durante à tarde, o Fórum Empresarial Brasil-Chile reunirá integrantes de diversos setores da economia na sede da Confederação Nacional da Indústria. O presidente Lula participa do encerramento dessa agenda econômica do dia.
São esperados 250 participantes, entre empresários, representantes de entidades setoriais e autoridades dos dois países. O Brasil é o maior parceiro comercial do Chile na América do Sul. Bens industriais representam boa parte da pauta comercial.
Empreendederismo
Além disso, entre as reuniões setoriais, ocorre o Seminário Brasil-Chile de Micro, Pequenas e Médias Empresas e Cooperativas, também na sede CNI. O evento é promovido pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), CNI e a Embaixada do Chile no Brasil.
A iniciativa marca a implementação do capítulo de micro, pequenas e médias empresas do Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile, em vigor desde 2022. E reforça o compromisso dos dois países com a ampliação da cooperação com foco no fortalecimento dos pequenos negócios.
Além da abertura institucional com lideranças dos dois países, o seminário contará com três painéis temáticos e a assinatura de atos entre instituições de fomento do Brasil e do Chile, como ApexBrasil e ProChile, Sebrae e Sercotec (serviço chileno de apoio ao empreendedorismo), e BNDES e Corfo (agência chilena de cooperação de apoio à produção).
Rotas de Integração Sul-Americana
Na quarta dia 23 de abril, o Fórum Empresarial Brasil-Chile, seguem, com presença de Boric, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro da Economia do Chile, Nicolas Grau, a partir das 11h.
Esse dia será dedicado ao projeto Rotas de Integração Sul-Americana, com apresentação sobre o projeto com enfoque especial nos avanços da Rota Bioceânica de Capricórnio. O trecho liga os portos brasileiros nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, aos portos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Chile. Ainda sobre o tema, o ministro chileno Nicolas Grau falará sobre o plano de ação chileno para a Rota.
“Será um momento fundamental porque fortalecerá os laços de confiança entre os setores público e privado dos dois países. Cada um está em uma ponta: o Chile diante do Pacífico e o Brasil diante do Atlântico. A rota bioceânica permitirá uma aproximação que trará mais empregos e mais renda para os dois países”, afirma a ministra.
