Lula recebe líderes africanos para reuniões bilaterais pré-COP30

O presidente Lula enfatizou que a COP30 será uma COP voltada à implementação das decisões já tomadas pela comunidade internacional
lula-pre-cop30-africa-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula com o novo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quarta-feira, 5 de novembro, com o novo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah. A reunião ocorreu no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Sid Ould Tah assumiu o cargo em setembro de 2025 e foi a primeira vez que os dois se encontraram. Veja mais na TVT News.

Eles falaram sobre as perspectivas da COP30 para o continente africano. O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento destacou que a região sofre com o peso alto da dívida externa, especialmente com credores privados. Isso reduz a capacidade dos Estados em investir em transição justa. Foi lembrado que a população africana é uma das mais impactadas pelos efeitos da mudança do clima, e que, portanto, há necessidade grande investimentos em adaptação para reduzir os impactos.

O presidente Lula ressaltou que o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado na Cúpula de Líderes da COP amanhã, é uma grande oportunidade para os países africanos garantirem recursos para preservar esse ecossistema sem que precisem esperar doações dos países desenvolvidos.

Exploraram também o potencial de novas iniciativas de cooperação em transição energética e o fortalecimento da agricultura, especialmente, a produção de biocombustíveis e a necessidade de beneficiamento de minerais críticos. Os dois se comprometeram a seguir o diálogo e procurar novas parcerias na área de infraestrutura e educação.

Presidente de Comores e a COP30

Lula também teve encontro com o presidente de Comores, Azali Assoumani, na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, no contexto da Cúpula de Líderes de Belém (PA), realizada em preparação para a COP30. Os dois presidentes trataram da agenda climática e de assuntos atinentes à relação bilateral.  

O presidente Assoumani enfatizou que Comores, como país insular, será diretamente afetado pela mudança do clima, em particular pela elevação do nível do mar. Mencionou, a esse respeito, que o país precisará de cooperação internacional para realocar a parcela de sua população que terá de se deslocar das zonas afetadas.

O presidente Lula enfatizou que a COP30 será uma COP voltada à implementação das decisões já tomadas pela comunidade internacional e mencionou, entre os resultados esperados, o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que poderia beneficiar Comores.

Sobre a relação bilateral, o presidente Assoumani assinalou o interesse em obter cooperação para fortalecer a agricultura local e reduzir a dependência do país da importação de alimentos. Mencionou, ademais, interesse em cooperação na área de saúde, por meio de insumos, equipamentos e formação de profissionais.

O presidente brasileiro recordou o envio de missão da EMBRAPA a Comores em 2024 e comprometeu-se a aprofundar o contato entre a empresa brasileira e as autoridades de Comores. Aventou, ademais, a possibilidade de criação de cursos a distância para técnicos africanos.  Ao recordar a liderança de Assoumani à frente da presidência da União Africana em 2023, o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil de fortalecer os laços com o continente africano.

Em breve mais informaçõespor Secom/PR

Assuntos Relacionados