O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (23), o prêmio Goalkeepers 2024, concedido pelo Instituto Bill e Melinda Gates, em Nova York, nos Estados Unidos. A honraria foi entregue a Lula pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em reconhecimento aos esforços de seus governos na redução da pobreza e no combate à fome.
Antes de entregar o prêmio, Bill Gates exaltou a trajetória pessoal de Lula, destacando sua infância humilde e sua ascensão à Presidência da República. Ele descreveu o presidente brasileiro como “inspirador”, elogiou a implementação de programas sociais e mencionou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza Extrema, que visa expandir as políticas de combate à desnutrição.
Ao receber a premiação, Lula enfatizou a necessidade de uma ação coordenada em nível global para erradicar a fome, criticando a falta de vontade política dos governantes em enfrentar esse desafio. ” A fome no mundo não é falta de dinheiro. É falta de vergonha na nossa cara”, ao comentar sobre o enorme desperdício de recursos que poderiam ser utilizados para resolver a questão”.
Em discurso emocionante, Lula também relembrou as dificuldades que sua família enfrentou na infância. “Eu nasci em um estado muito pobre do Nordeste, e com 7 anos minha mãe teve que sair com oito filhos para São Paulo, tentando garantir nossa sobrevivência”, contou. “Comi pão pela primeira vez aos 7 anos, já em São Paulo. É inadmissível que, no século XXI, ainda existam crianças indo dormir com fome.”
Para o presidente, enfrentar a fome no mundo requer governança global. Ele destacou que a erradicação da fome é possível com compromisso político: “Há trilhões de dólares navegando pelos céus, enquanto 733 milhões de pessoas vão dormir sem ter o que comer. O que falta não é dinheiro, mas vergonha por parte dos que governam o mundo”, declarou.
Ainda durante o evento, Lula falou sobre o sucesso de políticas públicas como o Bolsa Família, programa de transferência de renda que tirou milhões de brasileiros da miséria. “A fome não se resolve com caridade, mas com políticas públicas sólidas e investimento no povo pobre. O Bolsa Família é a prova disso, e continuamos a usá-lo para acabar com a fome novamente no Brasil”.
O Goalkeepers é uma celebração anual que reúne líderes mundiais, criativos, tomadores de decisão, ativistas e celebridades. Lula chegou aos Estados Unidos no sábado para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta terça (24), o presidente brasileiro fará o discurso de abertura do evento.