Reunião ministerial de Lula deve abordar tarifaço, entregas para o povo e novo slogan

Reunião começa às 9h e deve ter cerca de 5h de duração
tarifaco-fiesp-abrafrutas-apoiam-plano-governo-lula-lula-durante-cerimonia-de-assinatura-da-mp-brasil-soberano-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Lula durante cerimônia de assinatura da MP Brasil Soberano. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta terça-feira (26), o presidente Lula se encontra com os ministros às 9h da manhã em reunião semestral de alinhamento. O tarifaço de Trump deve ser a principal pauta, para alinhar discursos entre as pastas e garantir que todos os setores estejam atentos as possíveis escalonamentos de sanções dos Estados Unidos (EUA). Saiba mais na TVT News.

A expectativa é que o encontro termine com um almoço com os ministros, por volta das 14h da tarde, o que totalizaria em 5h de duração. Em janeiro, a reunião ministerial para planejamento de 2025 durou cerca de 7h.

Durante o encontro, Lula deve conversar sobre a MP Brasil Soberano, para garantir que as empresas e os trabalhadores brasileiros sejam efetivamente protegidos contra os impactos da alíquota de 50% dos EUA. Deve ser reforçado que todos os ministros precisam ser firmes e claros em relação a defesa do Brasil diante dos ataques sem fundamentos do governo Trump.

O presidente também vai pressionar os ministérios para que os projetos em andamento sejam concluídos e as obras entregues o mais rápido possível. São duas justificativas aqui a serem apresentadas: há temor que obras paradas sejam usadas contra Lula ou o candidato do PT nas eleições de 2026; e a necessidade de cumprir as promessas eleitorais de 2022 para impactar a população, como o Novo PAC.

Nas pautas também deve estar a discussão sobre a regulamentação das big techs, projeto apoiado por Lula desde o ano passado, quando a primeira dama se pronunciou sobre casos de crianças sofrendo acidentes ou sendo mortas por desafios da internet.

Nas últimas semanas, a pauta ganhou força com uma denúncia publicada no Youtube pelo influenciador Felca. No vídeo é tratado a adultização de crianças e esquemas de exploração de menores de idade com conteúdos sexuais.

O governo federal deve enviar na próxima semana propostas para o Congresso Nacional, para isso os ministérios devem estar preparados para defender os projetos e se posicionarem contra os ataques que podem surgir de congressistas e dos lobbys das grandes empresas de tecnologia.

Por último, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, deve apresentar a nova identidade visual do governo federal, assim como o novo slogan. A tendência é que seja algo interligado a soberania nacional e defesa do Brasil, como recado aos ataques de Trump e da extrema-direita brasileira.

Agenda do presidente Lula em 26 de agosto de 2025

  • 9h – Reunião ministerial

Acompanhe a agenda presidencial diariamente.

Assuntos Relacionados