O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece como vitorioso com tranquilidade em todos os 10 cenários eleitorais de 2026, segundo a Pesquisa Quaest publicada nesta quinta-feira (13). Possíveis nomes da direita aparecem atrás, como os integrantes da família do ex-presidente condenado Jair Bolsonaro e o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Saiba mais na TVT News.
Nos levantamentos realizados pela Quaest, Lula sai como presidente pela quarta vez em todas as pesquisas de 2025, com leves oscilações para mais e para menos — todas esses números você pode encontrar aqui.
Na publicação desta quinta-feira (13), os eleitores questionados em quem tinham a intenção de votar para presidente de modo espontâneo, sem um cenário, o petista consquistou 14% contra 6% de Jair Bolsonaro, 2% de Tarcísio de Freitas e 1% de Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior.

Para primeiro turno foi estipulado 10 cenários diferentes, sendo oito candidatos de extrema direita ou direita e um do centrão contra Lula. O petista oscila entre 31% a 39% da intenção de voto, mas não sai da liderança. No pior cenário, o atual presidente tem vantagem de cinco pontos percentuais contra o ex-presidente condenado por tentativa de golpe, Jair Bolsonaro (27%).
O menor percentual de Lula acontece quando disputa contra Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior e outros governadores de direita. Nessa situação, o petista vence com 31% e uma diferença percentual de 13 pontos da segunda colocada, que é a ex-primeira dama (18%).
Já a melhor disputa do atual presidente aconteceo atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No cenário, Lula conquista 35% da intenção de votos, com uma vantagem de 19 pontos frente aos 16% de Tarcísio. Em terceiro colocado aparece Ciro Gomes com 12%.

No segundo turno Lula segue vencendo
Em comparação as pesquisas anteriores, Lula viu a vantagem cair e os adversários cresceram, mas o petista segue confortável na frente da disputa eleitoral de 2026.
O cenário mais ameaçador para Lula seria o ex-presidente condenado por tentativa de golpe de Estado. O petista reúne 42% da intenção de voto, enquanto Bolsonaro fica com 39%, sendo uma diferença de apenas três pontos. Porém, o ex-presidente se encontra condenado a 27 anos de prisão e inelegível por mais oito anos após cumprir a pena, ou seja, Bolsonaro não é um candidato viável nesse momento.
Já entre os candidatos com a ficha limpa, a disputa é mais acirrada contra Ciro Gomes que reúne 33% frente aos 38% de Lula. O empecilho da vez é que Ciro aparece com pouco votos no primeiro turno, como aconteceu em candidaturas anteriores, o que torna o cenário complexo de ocorrer.
Depois a vantagem de Lula só aumenta, contra Tarcísio de Freitas a diferença é de cinco pontos, sendo 41% para o petista e 36% para o governador de São Paulo. O atual presidente vence também Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Eduardo Leite e Renan Santos. Veja os números no gráfico da Quaest:

Veja a pesquisa completa da Quaest
