Lula e Trump conversam por telefone: “gosto dele”, diz Trump

Conversa entre os dois durou 40 minutos e tratou de economia e combate ao crime organizado
lula-e-trump-se-encontram-para-coversar-sobre-tarifaco-encontro-de-trump-e-lula-reuniao-donald-trump-e-luiz-inacio-lula-da-silva-frente-a-frente-lula-e-trump-dizem-que-havera-conclusao-rapida-para-os-dois-paises-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático - ASEAN em Kuala Lampur, Malásia. Fotos: Ricardo Stuckert / PR

O Palácio do Planalto confirmou nesta tarde de terça, 2, que o presidente Lula ligou para Donald Trump para tratar da agenda econômica e combate ao crime organizado. Leia em TVT News.

Como foi o telefonema de Lula para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira, 2 de dezembro, às 12h de Brasília, para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Numa chamada que durou 40 minutos, ambos tiveram uma conversa muito produtiva e trataram de temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado.

Lula indicou ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destacou que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações.

O presidente Lula igualmente ressaltou a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional.

Destacou as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e identificou ramificações que operam a partir do exterior. O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas.

Os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas.

Trump confirma que conversa foi muito boa: gosto dele, diz o presidente norte-americano

Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que teve “uma conversa muito boa” com o presidente Lula. Segundo Trump, o diálogo incluiu temas como comércio e sanções impostas a autoridades brasileiras.

“Falamos sobre comércio. Falamos sobre sanções porque, como você sabe, eu impus sanções relacionadas a certas coisas que aconteceram”, disse, quando foi perguntado pelos jornalistas sobre a conversa com Lula. “Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje tivemos uma conversa muito boa”, relatou Trump.

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne
Lula e Trump concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas Foto: Ricardo Stuckert

Assuntos Relacionados